sexta-feira, abril 03, 2009

HÁ 97 ANOS NO DIA 03/04/1912


No dia 3 de abril, o tempo estava bom, fazia frio enquanto o Titanic atravessava o canal de São Jorge. Entre 4:00 e 6:00 horas, enfrenta espessa neblina. Servido o café da manhã: frutas frescas e tomates, omelete, mingau de aveia, batata sauté, filé recheado, rolos de arenque defumado, guizado de frango com agrião, bolinhos fritos de cevada, presunto, salsichas, ovos quentes ou fritos. Nas profundezas do navio, a atmosfera não é tão amena. Abrasa-se o carvão no depósito de estibordo da sexta sala de caldeiras e o fogo se alastra. Carvoeiros e fornalheiros começam a agir, retirando-o e molhando-o.

Ao meio-dia, o navio contorna Land's End, extremo ponto sudoeste da Inglaterra. Na Sala Marconi, atrás da primeira chaminé, o telegrafista John Phillips e seu assistente Harold Bride, procedem aos ajustes finais do equipamento, com uma chamada geral. Surpreendentemente, respondem uma estação de Tenerife, a quase 4.000km de distância, e outra de Port Said, a mais de 5.000km.

A noite, perto da ilha de Wight, ao largo de Southampton, encontra-se o navio com a embarcação do prático do porto, George Bowyer, que se transfere para bordo. Pouco antes da meia-noite, o Titanic chega a Southampton, atracando no cais 44 da White Star Line. Os rebocadores Hector, Ajax, Hércules e Netuno, da Red Funnel Line, aproximam o navio do cais, puxando-o pela popa. Por causa da greve dos carvoeiros, iniciada seis semanas antes, há numerosos vapores inativos, entre eles o New York, da American Line, que em breve será protagonista de um ominoso incidente.


Post dedicado aos meus amigos titânicos:
André - Cristian - Jefferson
Jonatas - Marlon - Yago

8 comentários:

Rodrigo disse...

Linha histórica perfect...

Curiosidade para:

Café da manhã bastante reforçado hein?

Esforços de debelar o incêndio.

Alcançe estremamente alto de contato telegráfico.

E Fiquei sabendo certa vez que o Titanic só foi estacionado para frente devido à greve dos carvoeiros, o motivo não sei bem qual... Penso que seja por maior facilidadde de manobra...


Post ! Mais um passo rumo ao desfeche...

Abraço Ale!

Alexandre disse...

Cara, o foda é q vc sabe até o café da manhã, rsrsrs...
Mas é impressionante, que em todas - ou na maioria - das passagens do navio tem que ter um probleminha aqui outro ali. Parecia sina mesmo
Abril vai chegando e com ele esse clima. Ano passado na noite do dia 14 eu tava voltando da faculdade e pensando: "acho que há 96 anos atrás eu tava lá a uma hora dessas, rsrsr"
Vamos acompanhando estes dias...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Unknown disse...

o.O
isso num é cafe da manha, era almoço, kkkkkkkkkkk
que massa o alcance do telegrafo, deve ser relativo isso
d+

Unknown disse...

porraaa!!!
aja comida pra esse povão no cafe
nao sabia q tinha acontecido tanta coisa assim neste dia

Taylor Moreira Silva disse...

Que café da manhã heim?!?!!?
Aff... Além de estar no Titanic, ter essas mordomias que ele oferecia em seu serviço de bordo, não apenas ao capitão, e aos tripulantes, mas aos passageiros... Fantástico!

>> Queria ter uma máquina do tempo pra regressar a essa data e avisá-los sobre o q aconteceria, e evitar tal tragédia...<<
rsrs

Unknown disse...

Oo ... Muito impressionante!
Tava tudo muito perfeito ... até antes do incêndio.
Poh, e fico imaginando ele ancorado em Southampton, que bela visão para quem passava por ali!

=D

Jeff disse...

falta de responsabilidade
sabiam do incendio e nada fiseram no dia da partida ¬¬

aki aprendemos dia apos dia :)

Milward disse...

Caraca! 5.000km é muita coisa! Eu não sei como esse povo conhece entender o código morse. XDDD