segunda-feira, abril 13, 2009

HÁ 97 ANOS NO DIA 13/04/1912


08h:30min
Anunciado o desjejum.

09h:00min
Mensagem recebida informa que o Rappahannock, da Furness Withy Line, de Liverpool, sofreu danos no leme ao cruzar campo de gelo.

10h:30min
Inspeção do capitão e auxiliares. Da casa de máquinas, Bell comunica: o fogo está debelado, mas uma das paredes da carvoeira, que é também uma antepara, foi afetada. Tamanho é o calor lá embaixo que os homens trabalham seminus e numa atmosfera densa de pó de carvão.

12h:00min
O Titanic nas últimas 24h, deixou para trás 835 km com tempo claro, limpo e mar sereno, mas avisos sobre gelo, comuns nesta época, são recebidos. Os passageiros reportam o mínimo de barulho ou vibrações no navio. Com as 24 principais caldeiras ativadas, avança a 21 nós.

13h:00min
Anunciado o almoço.

16h:35min
Mensagem do Californian, da Leyland Line, comandado pelo capitão Stanley Lord. Reporta que o Caronia, da Cunard, sob o comando do Capitão Barr, acusa icebergs na latitude 42° Norte e longitude 40°51’ Oeste.

18h:00min
Anunciada a janta. No salão da Primeira Classe, o médico de bordo, William O’Loughlin, faz um brinde ao Titanic.

20h:00min
Abertura do restaurante à la carte.

22h:30min
O Titanic cruza com o Rappahannock, e este, que não dispõe de radiotelegrafia, alerta pela lâmpada Morse: "Passamos por gelo pesado e diversos icebergs". O Titanic responde: "Mensagem recebida. Muito obrigado. Boa noite". Adiante, o navio enfrenta dez minutos de densa neblina.

7 comentários:

Alexandre disse...

Impressionante. Desde o começo da viagem sempre tem "alerta de gelo, alerta de gelo". Será que acharam que era brincadeira? Hj eu tava a toa e pensando nisso. Se fosse nos dias de hoje (guardando as devidas proporções) Smith teria apenas dado uma ordem no dia 14 por volta de 23:30: "Diminuam a velocidade! Vamos cruzar a madrugada a poucos nós. Agora eu vou dormir, toma conta aí Murdoch" rsrsrs. Qto ao "atraso", na chegada a fala era apenas uma: "A segurança dos passageiros era mais importante" e pronto!
Lendo os posts aqui, fica realmente difícil saber de quem foi a culpa. Dá até pra levar prum lado mais religioso, sei lá, sou cheio de conspirações, rsrsrs
Não sabia q o Titanic tinha cruzado com outro navio no caminho. Coisas que só aprendo por aqui mesmo...

Abraço, e continuo a bordo
http://falandoprasparedes.blogspot.com
http://gavagai.com.br/

Amauri disse...

Esse dia também teve um peso para a tragédia, os avisos de gelo ...
E essa neblina mesmo sendo 10 min. deve ter sido uma sensação de anciedade, hehe

Luiz Felipe disse...

falta de competencia do capitão, tiveram mtos avisos e ele não faz nada?!?!?

powwww meu!!! e ainda falam que ele era experiente, sei não ¬¬

Raphael disse...

Parece que estavam cegos pela conquista e fama. =(

Mário disse...

capitão tudo indica que foi neste sábado que o senhor ismay teve a conversinha com o capitão. parabéns!

Tiago disse...

Caramba velho, eles estavam loucos ou o que? Eles foram avisados. Até parece que alguem queria afundar aquele navio.

André disse...

Caramba velho, eles estavam loucos ou o que? Eles foram avisados. Até parece que alguem queria afundar aquele navio. [2]