quinta-feira, abril 02, 2009

HÁ 97 ANOS NO DIA 02/04/1912


Às 10:00 horas, do dia 2 de abril, puxado por rebocadores, o navio deixa a doca no rio Lagan e, por seus próprios meios, navega no lago de Belfast, que tem 20km de comprimento e entre 5 e 8km de largura. Ali começam a ser testados os equipamentos, a velocidade até 20 nós e manobras e paradas com reversão de motores.

Às 14:00 horas, o navio avança para o mar da Irlanda, à velocidade de 18 nós (33,3km/h), prosseguindo os exercícios, e em duas horas retoma a Belfast. O período de testes dura menos do que um dia. O supervisor do Board of Trade, Francis Carruthers, procede à inspeção do navio, e uma empresa londrina ajusta as bússolas para operações em mar aberto. É o dia da partida para Southampton. Encontram-se a bordo, além de outros 112 tripulantes, oito oficiais (Comodoro Edward Smith, Chefe dos Oficiais William Murdoch, 1º Oficial Charles Lightoller, 2º Oficial David Blair, 3º Oficial Herbert Pitman, 4º Oficial Joseph Boxhall, 5º Oficial Harold Lowe, 6º Oficial James Moody).

O presidente da Harland & Wolff, Lorde Pirrie, não comparece por motivo de saúde, está com pneumonia. Em seu lugar, embarca o engenheiro Andrews, acompanhado de oito técnicos do estaleiro, o chamado Guarantee Group, que deverá avaliar o desempenho do Titanic e sugerir alterações. O diretor de operações da White Star Line, Bruce Ismay, também não embarca, devido a compromissos familiares, e é substituído por outro executivo da empresa, Harold Sanderson.

Às 18:00 horas, o Titanic é puxado pelos rebocadores Herald (proa de bombordo), Haskinson e Herculaneum (costados de bombordo e estibordo), e Horbury (proa de estibordo), ao longo do rio Lagan e do lago de Belfast. Perto da cidade de Carrickfergus, na embocadura do lago, os rebocadores se afastam, e o navio, conduzido pelos timoneiros Alfred Nichols, e Albert Haines, e ainda sob inspeção, navega até o mar da Irlanda, retoma ao lago de Belfast e, parando, recebe de Carruthers o certificado: "Bom por um ano a partir de 2 de abril de 1912".

Às 20:00 horas, parte o Titanic para cobrir 917km até Southampton, principal terminal dos vapores da WSL desde 1907. Quem o comanda é o Capitão Charles Bartlett, Superintendente de Marinha da White Star Line.


Post dedicado aos meus amigos titânicos:
Alexandre Silva - Felipe Milward - Mário Silva
Rodrigo Piller - Thiago Braith – Tommy Sierra

9 comentários:

Rodrigo Aparecido Piller disse...

I'm FIRST!

Thanks Alencar!

Um orgulho pra Andrews, um dia de testes memorável para um engenheiro dedicado como ele foi...

Uma lástima o destino ter preparado algo tão triste pelos dias vindouros...

Lindo post.

Amauri disse...

hehe, no dia que o "bichinho" começa a engatinhar;

Com certeza, um orgulho para toda a nação inglesa e irlandesa e para nós fãs tambem, hehe

Taylor Moreira Silva disse...

Deveriam ter dado uma atenção especial em cima do teste. Parece que existe uma historia sobre os rebites não é?...

Creio que uma sensação de honra, orgulho, felicidade, e mais uns 10 kg de sentimentos, deve ter tomado o coração de seus construtores, ao ver que todo o projeto, havia saído do papel. E de uma forma quase incrível, o Titanic finalmente flutuava sobre o oceano. Gratificante e emocionate ler, e relembrar esses momentos!

Parabéns Alencar! A riqueza de detalhes, bem como nome de cada oficial, comandante, os números tão precisos, impressiona!
Os post's estão impecáveis!

Abraço!

Luiz Felipe disse...

do papel para a realidade
a sensaçao de ver navegando pela 1ª vez deve ter sido unica
ta mto massa essas lembranças do passado
parabéns!!!

bernardo disse...

o dia do grande teste!!!
com certeza a euforia devia ta tomando conta no estaleiro, talvez uma sensação de final de copa do mundo
muito bem lembrado, meus parabens!!!

Raphael disse...

Essa musica é mto foda

Começamos a relembrar os passos desse TITAN dos 7 mares.

Como sempre tu é 10 meu amigo

Continue sempre assim!!!

=)

Jeff disse...

Oeee Alê!!!

vc acredita que revi A Lenda, jurava q era Ismay no momento dos teste

:P

como sempre vc eh preciso nas suas peskisas

;)

fabiana disse...

MUITO LINDOOOOO
VOU SEGUIR TODAS AS DATAS
BJUSSS

Milward disse...

Mais cosias que descobri. =)
Ótima cobertura do assunto, Capitão. ^^