sábado, abril 18, 2009

TITANIC EM LISBOA

Objetos recuperados do Titanic em exposição em Lisboa


Mais de duzentos objetos recuperados do Titanic, o navio que se afundou há 97 anos no Atlântico, vão ser revelados ao público português numa exposição a inaugurar em Maio em Lisboa, disse o promotor à agência Lusa.

A exposição, intitulada "Titanic - The Artifact Exhibition", estará no Espaço Rossio, uma área expositiva com mais de mil metros quadrados localizada na Estação do Rossio e que se estréia com esta mostra.

"A exposição retrata ambientes diferentes do Titanic, terá objetos reais resgatados do fundo do mar e recriações fidedignas do navio, como um camarote de primeira classe", explicou José Cardoso.

Do luxuoso navio, que se afundou a 15 de Abril de 1912 - cumprem-se hoje 97 anos -, serão mostrados pela primeira vez em Portugal cerca de 230 objetos, como peças de vestuário, joalharia e uma garrafa de champanhe intacta.

Segundo José Cardoso, a exposição contará ainda a história real dos passageiros, as expedições feitas ao fundo do mar onde o Titanic se afundou e relatará o que aconteceu naquela noite e madrugada de Abril de 1912.

Além da recriação de alguns dos espaços do navio, no Espaço Rossio será ainda simulado um iceberg real. Esta é uma exposição para quem tem um "fascínio pela época do início do século XX, pelo fenômeno da emigração para os Estados Unidos, pela criação das grandes metrópoles e pela própria história do Titanic", assinalou José Cardoso.

"Titanic - The Artifact Exhibition", que estará em Lisboa durante pelo menos três meses, já passou por cerca de 70 cidades e foi visitada por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo. A exposição está atualmente em Madrid, encerra no domingo e foi vista até agora por cerca de 80 mil pessoas. A mostra é organizada pela empresa RMS Titanic Inc., que detém os direitos de recuperação e preservação dos mais de cinco mil objetos resgatados do Titanic, submersos a 3.800 metros no Atlântico Norte.

O navio transatlântico Titanic afundou-se nas águas do Atlântico Norte na viagem inaugural, com destino a Nova Iorque, depois de ter chocado com um iceberg, causando a morte de 1.500 pessoas. Considerado na altura o maior navio de passageiros do mundo, o Titanic significou também uma das maiores tragédias marítimas do século XX. A história do naufrágio foi largamente contada e reproduzida não só na imprensa, mas também na literatura, cinema e televisão.

LUSA – Agência de Notícias de Portugal
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9555768.html

17 comentários:

Unknown disse...

q d+ isso

sortudos desses portugueses

bem q poderia esticar um poukinho aki no brasil =D

Gabriel disse...

o.O

tenho amigos la!!!

vou pedir coisas pra eles usahushauhsuahsuahhsuahsuahs

Unknown disse...

bem q pudia vir pro brasil :P

Lucas disse...

ahhhhh q sortudo sao os nossos conteraneos :) essa esposição poderia passara aki tbm ^^

Mário Monteiro disse...

estás a falar de mim gabriel? uhaiuhahua, a exposição esteve uma vez aqui na cidade do Porto, finalmente chegou a Lisboa e eu vou estar lá!

Tiago disse...

caramba, pq eles nao vem tbm para o Brasil???? Eita inveja

Lucas disse...

inveja mesmo!!! kkkkkkkkkkkk
aproveita Mário, tu é de sorte!!!!

Unknown disse...

Bacana,
tinha que vir sim para o Brasil e principalmente em BH, hehe!
=))

Rodrigo disse...

Vai lá Mário!!!! Curte td, fotografa e nos mostra o que achou!!!! MUIBÃO!!!!!!!! UHUUUUUUUUUU!!!!

Unknown disse...

Turminha sortuda essa que inveja no bom sentindo da palavra.
Poder ver de perto parte de uma história.
Podiamos tanto ser sortudo assim tambem. =)
Muito legal essa noticia Capitão, sempre informativo. =D

Mário Monteiro disse...

o meu receio é que seja como aconteceu na exposiçao da cidade do Porto em que era prohibido fotografar os itens do Titanic =/ mas vou fazer o possível e impossivel para contornar o assunto kkkkkk

Anônimo disse...

ainnnnnnnnnnnnnnnn

Pq eles nao fazem isso aqui tbm !!!

Anônimo disse...

Eu já fui, é mt interessante. a entrada dao replicas de 1 bilhete original com in formações de um determinado passageiro. Temos, que no final, descobrir se esse passageiro morreu ou nao, no final.

NAO SE PODE TIRAR FOTOGRAFIAS

Unknown disse...

Em BH sim, depois q passar pela capital... rsrs

Anônimo disse...

estive em Lisboa este mês de agosto e tive a oportunidade de ir a exposição.muito legal o submarino que encontrou-o.Não pode filmar nem tirar fotos,mas sempre tem um jeitinho,né!

aninha disse...

minha amiga estava em portugal e foi nessa exposição, ela disse que era linda demais ,queria muito que viesse para são paulo, queria muito ver , nao é justo eles tinham que vir aqui tbm , mais tudo bem fazer oq né? !!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

ahhh que vontade de ta la :)