terça-feira, abril 14, 2009

HÁ 97 ANOS NO DIA 14/04/1912


05h:00min
O telégrafo está em dia, e os operadores assoberbados com o tráfego das mensagens acumuladas dos passageiros.

07h:30min
Na quadra de squash, início das aulas com o instrutor Frederick Wright. Um dos alunos é o Coronel Gracie, que já reservou a primeira hora da manhã de segunda-feira.

08h:30min
Anunciado o desjejum.

09h:00min
Passageiros observam a passagem de blocos gelados. Recebida do Caronia a primeira advertência de gelo deste domingo, que é entregue na sala de navegação a Lightoller.

10h:00min
Murdoch assume seu quarto na sala de navegação.

10h:30min
Inspeção do capitão e auxiliares. Tempo bom, mar calmo, soprando de sudoeste um vento moderado e frio. Passageiros caminham pelo convés dos barcos. Estava programado para este horário um exercício com os botes salva-vidas, mas o capitão o cancela para que todos possam assistir ao serviço religioso no salão de refeições da Primeira Classe.

11h:40min
Recebida do Noordam, da Holland America Line, a segunda advertência de gelo, que relata a presença de muito gelo aproximadamente na mesma posição da relatada pelo Caronia.

12h:00min
Almoço festivo no salão de refeições da Primeira Classe. Conferida a posição do navio em relação ao sol, com o sextante: fez 878,6 km desde o meio dia de sábado. A velocidade subiu para 21,5 nós. Os preparativos para pôr em ação as cinco caldeiras auxiliares de um só terminal indicam que tanto o engenheiro Bell como o Capitão Smith cederam à pressão de Ismay, e a idéia é imprimir ao navio, talvez ainda hoje, sua velocidade máxima.

13h:00min
Lightoller afixa na sala de navegação a mensagem do Caronia, recebida quatro horas antes, após mostrá-la a Murdoch.

13h:42min
Comandado pelo Capitão Ranson, o S.S. Baltic da White Star Line envia a terceira mensagem recebida pelo Titanic avisando sobre icebergs e grande quantidade de gelo, 450 km à frente do Titanic. A mensagem é entregue ao Capitão Smith, que ao invés de mandar afixá-la na sala de navegação, entrega-a a Ismay, com quem está a almoçar. Ismay lê e, sem nada dizer, guarda-a no bolso. Posteriormente ele a mostraria para alguns passageiros.

13h:45min
O S.S. Amerika, da Alemanha, é o navio mais próximo de Cape Race, Newfoundland, envia a quarta mensagem sobre o alerta de campos de gelo. Talvez a mensagem mais importante recebida, ela relatava a presença de dois grandes icebergs observados no mesmo dia. Esta mensagem nunca chegou à ponte de comando, possivelmente nenhum dos operadores teve tempo para enviá-la ao capitão, pois o aparelho de telegrafo quebrou pouco após o recebimento desta mensagem, tendo Phillips e Bride passado grande parte do dia consertando o aparelho.

14h:00min
Wilde assume seu quarto na sala de navegação. Os oficiais discutem sobre a possibilidade de encontrar gelo e concordam num ponto: o perigo tem hora marcada, entre 20h e 1h.

17h:30min
A temperatura começa a cair.

17h:50min
O capitão altera ligeiramente o curso para o sul, supostamente uma precaução contra os campos de gelo, mas não reduz a velocidade. Ao contrário, o navio faz agora 22 nós. Ismay interpela Andrews, alegando que a mudança de curso, possivelmente, resultará em atraso na chegada a Nova York.

18h:00min
Anunciada a janta. Lightoller assume seu quarto na sala de navegação, substituindo Wilde. No timão, Arthur Bright. No cesto da gávea, George Hogg e Alfred Evans, dois dos seis vigias do navio. Eles alcançam o cesto por uma escada no interior do mastro da proa e vão cumprir um plantão de duas horas.

18h:30min
Phillips e Bride reparam o telégrafo e tratam de expedir as mensagens particulares que novamente se acumularam.

19h:00min
A temperatura continua caindo: 6°C.

19h:15min
Lightoller manda verificar se as escotilhas do castelo da proa estão fechadas, de modo que as luzes internas do navio não perturbem a visão dos vigias no cesto da gávea.

19h:30min
Tempo bom, mar calmo. Já anoiteceu. A temperatura baixa rapidamente: 4°C. A queda indica aproximação de campos de gelo. Na Sala Marconi, o turno é de Phillips, mas Bride o substitui para que possa jantar. Ele ouve e anota a quinta advertência de gelo, expedida pelo cargueiro Californian, reportando a presença de três grandes icebergs ao sul de sua posição. A mensagem é encaminhada à ponte. Aparentemente, quem a recebe não é Lightoller, mas o Quarto Oficial Boxhall, cuja reação é meramente burocrática: assinala os icebergs na carta náutica. O capitão não toma conhecimento, ele está no restaurante à la carte, no convés B, onde será homenageado. Ismay, por sua vez, ainda se encontra no salão de refeições da Primeira Classe, jantando com o médico William O'Loughlin.

20h:00min
No cesto da gávea, Hogg e Evans são substituídos por George Symons e Archie Jewell. No timão, Alfred Olliver no lugar de Bright, para um plantão de duas horas. Phillips reassume o telégrafo. Bride recolhe-se ao alojamento dos telegrafistas, contíguo à Sala Marconi. Na sala de navegação, assessorando Lightoller, estão Boxhall, que acaba de calcular a posição do navio, e Moody.

20h:40min
A temperatura é de 0,5°C e Lightoller manda vistoriar o suprimento de água doce do navio. Ordena também que sejam ligados os aquecedores no alojamento dos oficiais.

20h:55min
O capitão pede licença para ausentar-se da festa e visita a ponte. Boxhall o informa sobre a posição do navio, tirada às 20h. Noite estrelada, sem lua. O capitão conversa com Lightoller sobre o tempo, a visibilidade e a navegabilidade nessa área crucial da travessia. O segundo oficial ignora que já chegaram cinco advertências de gelo - tampouco o alerta o capitão - e comenta que, tendo chegado apenas uma, a do Caronia, às 9h, é possível que haja gelo pela frente, mas não muito. Acredita também que, se houver icebergs, serão vistos à claridade das estrelas, mas ambos convêm em que um obstáculo de certa magnitude pode ser melhor detectado através da arrebentação do que pela luz refletida pelas suas partes superiores. O mar, no entanto, plácido qual um lago, minimiza a arrebentação.

21h:20min
Segue o capitão para seus aposentos, recomendando que o despertem se houver alguma dúvida sobre a navegação. Lightoller ordena a Moody que telefone aos vigias Symons e Jewell: estejam atentos aos icebergs e transmitam o aviso aos substitutos. A visibilidade é excelente, mas a vigilância, já se sabe, processa-se a olho nu.

21h:30min
Recebida do Mesaba, a serviço da Red Star Line, a sexta advertência de gelo, reportando vastos campos gelados e enormes icebergs. Atarefado com o tráfego e considerando que avisos semelhantes já são conhecidos, Phillips não a encaminha à sala de navegação, deixando-a numa bandeja em sua mesa, sob um peso de papel. A temperatura é de 0°C. O Titanic avança na máxima velocidade que até agora empregou: 22,5 nós.

21h:38min
O telegrafista Stanley Adams, do Mesaba, envia nova mensagem: está à espera da notícia de que a advertência de minutos antes foi passada ao Capitão Smith. Phillips não responde. Ele continua enviando e recebendo os telegramas sociais dos passageiros, através da estação Marconi de Cape Race, na Terra Nova.

22h:00min
Céu claro, sem nuvens, mar sereno. A temperatura é negativa: menos 0,5°C. No comando, Lightoller é substituído por Murdoch e lhe transmite o curso e a velocidade. Conversam sobre a possibilidade de encontrar gelo e concluem que talvez isso aconteça dentro de mais ou menos uma hora. Boxhall diz a Moody que tome seu lugar na sala de navegação. Antes de se recolher, inspeciona alguns conveses. No timão, Olliver é substituído por Robert Hichens. No cesto da gávea, Frederick Fleet e Reginald Lee que são avisados da provável ocorrência de gelo. Eles não dispõem de nenhuma proteção para o rosto e continuam sem binóculo. Há outros três a bordo, dois para os oficiais na sala de navegação e um terceiro para os práticos dos portos, mas ninguém cogita de ceder este último aos vigias.

22h:30min
O Californian apaga os motores e pára em meio a um pesado campo de gelo de aproximadamente 47 km de comprimento por 4 km de largura. Sua tripulação vê ao longe as luzes de um navio. A temperatura da água cai severamente: menos 2°C. A temperatura do ar é de menos 1°C.

22h:45min
O Titanic mantém a velocidade. No Californian, o Capitão Lord conversa com o engenheiro. Mostra-lhe o navio que avistou minutos antes e o convida para ir à Sala Marconi saber das novidades.

23h:00min
Recebida do Californian a sétima advertência de gelo.

23h:10min
Phillips responde: “Caia fora. Cale a boca. Estou operando com Cape Race e você está bloqueando meu sinal.” E não passa a mensagem recebida à sala de navegação. Evans, por sua vez, não retruca e, durante a próxima meia-hora, irá distrair-se ouvindo o incessante tráfego do Titanic.

23h:15min
Mensagem do Titanic para Cape Race: Desculpe. Bloqueado. Repita, por favor.


23h:30min
Phillips encerra a comunicação com Cape Race.

23h:35min
No Californian, Evans desliga o aparelho e vai dormir. No cargueiro parado no gelo, mantém-se desperto só o pessoal do quarto. Um dos tripulantes tenta contatar pela lâmpada Morse com o navio cujas luzes são vistas pela proa de bombordo. Não há resposta, embora o alcance dos sinais da lâmpada seja de 18km. Fleet, no cesto da gávea, percebe uma névoa à frente do Titanic. Na asa da ponte, Murdoch também vigia, acompanhado de Moody, mas eles só podem ver aquilo que aparece acima da linha da proa. Um distante ponto de luz branca, a bombordo, que jamais será identificado, chama a atenção dos vigias e dos oficiais e quem sabe os distrai. Talvez seja a mesma e misteriosa embarcação que o Capitão Lord vê do Californian. Talvez seja o próprio Californian.

23h:40min
Fleet vê, a menos de 500 metros, a massa escura de um enorme iceberg, elevando-se a quase 20m da superfície, e de pronto bate o sino três vezes. Apanha o telefone e espera que alguém atenda na sala de navegação. Moody atende e educadamente agradece, e comunica a Murdoch, que já acorre da asa da ponte. Na sala do leme, atrás da sala de navegação, o primeiro oficial ordena ao timoneiro Hichens que “carregue todo o leme a estibordo.” Já de volta à sala de navegação, gira a manivela do telégrafo, determinando à casa de máquinas parada dos motores e reversão a toda potência. Pelo sistema hidráulico, fecha todas as portas estanques. Deveria acionar previamente o respectivo alarme e esperar dez segundos para fechar. A precipitação o leva a fazer as duas coisas ao mesmo tempo, pois decorrem apenas 15 segundos entre o aviso do vigia e o fechamento das portas. Boxhall, que em seu alojamento ouviu o sino, larga a xícara de chá, levanta-se e dirige-se à sala de navegação. A proa começa a virar para bombordo. Vira dez graus, mas não basta: 37 segundos após o aviso do vigia, o Titanic colide em seu costado de estibordo, abaixo da linha d'água e três metros acima da quilha, com a montanha de gelo. Boxhall, a meio caminho da sala de navegação, sente o baque. Um ligeiro tremor sacode o navio e, durante dez segundos, um surdo rangido assusta quem ainda não dormiu ou desperta quem já o fez. Amassadas, as placas da carena têm as cabeças de seus rebites arrancadas e cedem em vários pontos. As fendas são de alguns centímetros ou escassos milímetros, mas permitem que os quatro primeiros compartimentos de colisão estejam abertos para o mar. Duas toneladas de gelo sujo se desprendem da grimpa do iceberg e tombam despedaçadas entre o castelo da proa e a ponte de comando, e também na seção de vante do convés A. O timoneiro Olliver, que se encontra perto da ponte, vê o iceberg passar. O cume ultrapassa o convés dos barcos.

23h:42min
O capitão deixa seu alojamento e chega à ponte. Murdoch avisa do iceberg e relata que mandou carregar a estibordo e reverter motores, mas o navio estava muito próximo e acaba por bater no iceberg. Pelo telégrafo, o capitão ordena à casa de máquinas meia-força à frente, mas logo contra-ordena: parar os motores. Manda Boxhall inspecionar os danos. Murdoch diz ao timoneiro Olliver que faça no livro de ocorrências o registro da colisão, ocorrida às 23h40min.

23h:45min
A tripulação do Californian vê as luzes de um navio parado.


23h:50min
O capitão ainda não sabe, mas nos primeiros dez minutos após o impacto, a água, na proa, avança quatro metros acima da linha d'água, e os primeiros quatro compartimentos de colisão são invadidos. O quarto é a sexta sala de caldeiras. Seu piso, em circunstâncias normais, encontra-se 150m acima da superfície oceânica, mas agora a água já alcança 250m em suas paredes internas. Apenas três tripulantes conseguem escapar. A sala do correio, no convés G, que deveria estar seis metros acima da superfície oceânica, já foi alcançada, e isto significa que a água ultrapassou a terceira antepara, invadindo a sexta sala de caldeiras. É feita a chamada para que os marujos de convés se posicionem ao lado dos botes salva-vidas que lhes correspondem. Em situações de emergência, cada um deles tem sua posição predeterminada.

23h:55min
Bride desperta e vai assumir seu posto. Na Sala Marconi, ouve de Phillips que o navio sofreu algum dano e talvez precise retomar a Belfast. O relato do carpinteiro também não satisfaz o capitão, que deseja informações precisas. Ele pede a Andrews que faça uma avaliação. Ismay com um roupão sobre o pijama chega à ponte. O capitão relata que bateram em um iceberg. Apressadamente, Ismay se retira.

12 comentários:

Raphael disse...

Um alegre triste dia. A viagem tinha tudo pra dar certo, poderia ter cruzado o Atlantico Norte sem tormentos, isso porque tiveram acesso a 7 avisos de campos de gelo e iceberg, tiveram amigos telegraficas de outras companhias dispostos a esperar a confirmação de recebimento dos avisos pelo Capitão. Tudo, mas tudo mesmo caminhava para um sucesso, mas havia algo de errado, algo podre, havia Ismay e Smith, havia a arrogância e a supremacia, havia o descaso e a vangloriação. O Titanic não tinha defeitos, ele fora bem construido assim como seu irmão o Olympic. Tudo que ocorreu, este triste fim, é culpa exclusiva de certos homens abordo que visando o lucro, que visando a soberania de uma companhia sobre uma outra concorrencia forte, levou o Titanic a descansa no fundo do oceano.

Lendo esses relatos que o nosso capitão dispõe a todos que encontram dificuldades de bom material sobre esse magnifico navio, percebemos que tudo, mas tudo foi feito pra alerta-los, o Titanic teve todo o suporte para uma viagem tranquila. Minha gente é o cumulo do absurdo, um subalterno mandar o outro calar a boca, sendo que a mensagem era de suma importancia, é um absurdo, um subalterno ignorar uma confirmação de alerta de campos de gelo. Isso hoje é caso de cadeia!!!

Quero deixar aqui os meus parabéns ao dono do blog, um amigo que tive o prazer de conhecer a pouco tempo, e que enriqueceu-me com seus ensinamentos sobre esse navio. Voce esta de parabéns por este blog, pela sua comunidade, por tudo que faz em prol da divulgação desta linda e maravilhosa historia.

Eu aqui de pé, bato palmas pra voce!!!!!!!!!

fabiana disse...

ta chegando o momento mais tisti pra nois
snif...snif...snif...
:(

Luiz Felipe disse...

1º AVISO!!!

2º AVISO!!!

3º AVISO!!!

4º AVISO!!!

5º AVISO!!!

6º AVISO!!!

7º AVISO!!!

e neim assim tomaram providencias, afffffffff!!!

parabéns Alencar, belo resumo!!!

=]

Alexandre disse...

O bom desses posts é que vc vai lendo e desenhando na cabeça cada cena, rsrrs...
Só ñ entendi uma coisa Capitão:
23h:45min
A tripulação do Californian vê as luzes de um navio parado.
Msa aquela luz no horizonte ñ ficou comprovado que NÃO era o Californian? Eles poderiam ver o Titanic mas não o contrário?
Mais um post sensacional...

Andre disse...

powwww meu eh foda aceitar essas burrices da tripulação, so mancada braba :@

ta mto massa essa semana

abração ^^

Gabriel disse...

que dia tragico =(

Taylor Moreira Silva disse...

Triste dia hoje... Lamentável as burrices e a negligência de todos...

Mário disse...

Um dessas imagens eu não conhecia, parabéns pelo Titanic passo a passo!

Amauri disse...

AFF ...
Dava pra ser evitado ... mas era o destino do gigante!

=[

André disse...

Bom, contrariando um pouco do que disse o Luiz Felipe, o capitão desviou o Titanic para o sul quando recebeu uma determinada advertência de iceberg (não sei precisar necessáriamente o quanto), mas teve essa cautela do capitão; embora não tenha sido suficiente.
Esta é uma data esquecida pela maioria das pessoas: não vi em nenhum noticiário á respeito do aniversário dessa grande tragédia. Lamentável!
Faltam portanto 3 anos para o centenário e não é dificil imaginar que será igualmente esquecido como foi hoje. Por mais que eu seja contrariado, fica meu sentimento de pesar por uma trajédia ser tão facilmente deletada da vida das pessoas atualmente.

Rodrigo Aparecido Piller disse...

Assim como meus companheiros ficam contrariados com o esquecimento quase total por parte da midia sobre esta tão significativa tragédia, também fico eu com o sentimento de que poderia-se haver mais consideração e memória sobre este tão triSte fato que tanto pode nos ensinar al longo de anos e anos.

Não nos esqueçamos que estamos no BRAsil,que muito mal, faz questão de relembrar suas PRÓPRIAS histórias e talvez por isso não aproveite este momento para relembrar desta tragédia que é ETERNA, pois aconteceu uma única vez, mas que tem ensinamentos inesgotáveis sobre inúmeros pontos de vista.

Fiquemos agradecidos aos poucos e bons que se reunem para relembrar este marco e que estão dispostos a saber, entender e compartilhar deste ENSINAMENTO, bem como redescobrir este fabuloso navio que marcou de um modo tão unico seu nome na história universal.

Agradeçamos também o amigo Alencar que tão respeituosamente compartilha deste MARCO com todos nós e que o Faz de modo limpo e claro.

MAS MUITO ALém DE TUDO PAREMOS HJ E AMANHÃ PARA PENSAR O REAL SIGNIFICADO DE TUDO ISSO E PARA RELEMBRAR QUE O TITANIC NÃO FOI APENAS 46.328 T DE AÇO RICAMENTE ADORNADO... É TAMBEM O TUMULO DE 1500 VIDAS QUE REPOUSAM ETERNAMENTE NOS BRÃÇOS DE DEUS.

RELEMBREMOS QUE SUA HISTÓRIA DEIXOU UM LEGADO INFINITO DE DOR, APRENDIZADO E UM AVISO: SOMOS MUITO MENORES QUE O JULGAMENTO E ENTENDIMENTO DIVINO.

Beatriz disse...

O capitao do navio sr. Smith tinha uma experiencia de 32 anos e nao conceguiu decifrar que o navio era grande, mas pequeno perto do oceano e da força de deus.
"nem deus afunda"
foi o que disseram, e o que previram, o que queriam...
"32 anos de experiencia que nao valeram nada" citam no filme titanic
foram mais de 6 avisos de iceberg e o seu orgulho era maior...