terça-feira, março 31, 2009

O INÍCIO DE UMA LENDA

Vamos dar uma pausa na relação dos navios da White Star Line, afinal no mês de abril, homenageamos os 97 anos do naufrágio do maior navio do mundo até então construído em 1912. Em breve retornaremos com a relação de navios da White Star.


Há exatamente 100 anos, no dia 31 de março de 1909, na carreira 3, nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, iniciava-se a construção do maior objeto móvel já construído pelo homem, um navio que o mundo jamais esqueceria - o RMS Titanic. Tendo o número 401 para a quilha, o número 390904 para o casco e o número de construção 131428, dava-se início a uma lenda, onde quase 4.000 operários dos 14.000 operários da H&W trabalhariam nessa lenda. O expediente era das 07h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, contando também as manhãs de sábado.


Vinte e quatro meses depois, no dia 31 de maio de 1911, assistido por milhares de convidados, o casco do RMS Titanic deslizava suavemente rumo ao seu elemento natural. Infelizmente durante o processo, morre um funcionário esmagado por uma tora de madeira que servia de suporte para o casco. Logo após o lançamento o casco é conduzido para acabamento no Thompson Dry Dock.


O trabalho de aparelhamento do Titanic é afetado por uma má notícia no dia 03 de fevereiro de 1912. O RMS Olympic comandado pelo Capitão Smith, bate num banco de areia, a 639 km de Terra Nova, e perde uma hélice. Para que seja feito o conserto, o Titanic é transferido para Thompson Graving Dock. Os dois navios são vistos e fotografados juntos pela última vez.


Exercícios com botes salva-vidas são realizados no dia 25 de março de 1912, movimentados pelos turcos para a posição de arriamento, arriados e içados. A tripulação da casa de máquinas já se encontra no navio. Quatro dias depois, 79 tripulantes são trazidos de Liverpool.


No dia 31 de março de 1912, o Royal Mail Steamship Titanic está quase finalizado, faltam apenas retoques nas cabines de passageiros. Possui as mesmas dimensões do Olympic, mas, com o acréscimo de cabines e algumas alterações estruturais, torna-se mais pesado e agora é o maior navio do mundo. Após entregar o comando do Olympic, chega a Belfast o Capitão Smith. O Titanic está pronto. Os teste marítimos são marcados para o dia 1º de abril de 1912. Fortes ventos ocasionam a transferência para o dia seguinte.


Post dedicado aos meus amigos titânicos:
Aislan - Amauri - Guilherme - Jesse
Luiz - Raphael - Taylor

15 comentários:

Alexandre disse...

Mais detalhado impossível...
Cara, eu ainda me impressiono como o Olympic e o Titanic eram idênticos. Qdo eu comecei a pesquisar a fundo a história do navio sempre dava uma confundida nos 2. Essa foto por exemplo eu nunca sei qual é qual, rsrs.
São 100 anos! A marca histórica está pra chegar... e a pergunta fica: e o Novo, virá? Ou simplesmente RMS Titanic foi apenas 1 e essa história não se repetirá?... se for pra reviver, tá na hora de começar
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

PS: Alencar, ñ tô conseguindo abrir o blog no Mozilla. Tá todo desconfigurado, só no IE msm. Sabe o q é?

Luiz Felipe disse...

Sabia q vc nao iria esquecer!!!

E damos inicio as comemorações :)

vlw pela dedicatoria

fabiana disse...

EU AMO TITANIC
EU CHORO TODAS AS VEZES EM QUE EU VEJO
BEM LEMBRADO AS DATAS

BJUSSSSSS!!!

Rodrigo disse...

Aah eu me emociono na hora q o titanic afunda =~(
nossa cara ele era um navio tão bom, tão grande, tão forte ( +- neh)
poxa q desperdicio um navio dakele no fundo do mar

=(
bem triste akela parte das pessoas mortas

mto bem lembrado as datas, esse blog eh referencia nacional

=)

Taylor Moreira Silva disse...

De fato, o mês de abril, não é um mês não muito festivo... É emocionate (emocionante mesmo!!) lembrar como tudo começou, o modo com que a história foi tomando vida, ainda mais pelo fato de ser o maior objeto construido pelo homem até então. Muito Glamour, muita riqueza, muito barulho, e infelizmente, nem ao seu primeiro destino, ele conseguiu chegar. E nunca mais irá chegar... É triste, nada comemorativo. Nós, amantes do Titanic, idealizamos um navio imortal. Que talvez nao tenha naufragado, e que esteja ainda viajando, tentando encontrar um lugar no infinito oceano. E aqui, no blog, ele sempre será lembrado assim! Como o Grande Titanic, insubmergível, e talvez imortal, pelo menos em nossas mentes. Nas mentes dos Titânicos!! rs
Vlw Capitão, pelo dedicação. Muitíssimo grato! Abraços!

Rodrigo Aparecido Piller disse...

Maravilhoso relembrar estes momentos históricos, o mês de abril é recheado de recordações e de momentos de reflexão... Cada Titânico encontra um modo de interpretar esta fascinante e trágica história...
Lindo Post...

Parabéns..

Andre disse...

É uma data solene. O inicio de uma saga que o mundo jamais esquecerá: O Titanic. Uma dessas lendas inclusive diz respeito á estes números do casco.390904, se escrito de forma tosca e refletida no espelho, mostra a inscrição NO POPE. Funesto!
O Olympic não teve apenas o infortunio de atingir um banco de areia enquanto o Titanic estava em construção, mas também de ser atingido por um navio bélico britanico, o Hawke. Este acidente atrasou o Titanic, mas ainda atingiria este banco de areia forçando novamente o adiamento da construção do Titanic.
Como se nota, antes mesmo de ser lançado ao mar, o Titanic já demonstrava estar condenado.

Jeff disse...

Nossa, esse step by step foi super bem lembrado. NUNCA devemos esquecer dessa linda história, do sofrimento causado a tantas familias, motivados pela ganancia do homem.

Lindo post msm!

Parabéns Alê!

Raphael disse...

Muito bem lembrado!!!
Essa é uma história que todos os anos devemos quer a obrigação de lembrar.
Linda musica de fundo, ficou perfeito.
Abraços e parabéns!!!
=)

sequela disse...

100 anos e eu lembro certim
...

bernardo disse...

a sensação é de coisa recente, mas são quase 100 anos

Aislan disse...

Caraca mestre, quanta honra, receber essa dedicatória neste dia tão especial. Apesar da minha ausência na net, eu não me esqueci deste dia não e passei o dia pensando no Titanic.

Sem igual!!

Vlw pela dedicatória!!

Parabéns por este MEGA POST!!

Amauri disse...

É uma pena este fato tão marcante não ser lembrado pelas grande mídias ...
Bom que temos um ótimo amigo que é dono do maior blog titânico do mundo!
Não falta informação, nunca!
Muito obrigado pela dedicatória ... ainda vamos relembrar essa data por muitos anos.
Nosso belo navio, infelizmente sumirá fisicamente, mas não de nossas memórias!

abraços

Mário disse...

eu estava lá... com o Jesse!

Milward disse...

Acompanhando tudo, Capitão. =)