quarta-feira, março 11, 2009

NAVIOS DA WHITE STAR (1885-1888)

Durante este mês, iremos colocar uma relação dos navios da White Star Line. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.


BELGIC
Construção: 1885
Toneladas: 4.212
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Belgic 1874) sem o seqüencial 2. Similar ao Gaelic e quase irmão do Ionic, participou como navio de tropa na Guerra de Bôer. Foi vendido em 1899 para a Atlantic Transport Line, renomeado para Mohawk. Desmantelado em 1903, em Liverpool.


GAELIC
Construção: 1885
Toneladas: 4.206
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Gaelic 1873) sem o seqüencial 2. Foi vendido em 1905 para a Pacific Steam Nav. Co., renomeado para Callao. Desmantelado em 1907, em Briton Ferry.


CUFIC
Construção: 1888
Toneladas: 4.639
Irmão do Runic, era usado como transporte de rebanhos de Liverpool a New York. Fretado em 1896 pela Espanha, para o transporte de cavalos, recebeu o nome de Nuestra Senora De Guadeloupe. Em 1898 retornou a WSL com o nome de Cufic. Foi vendido em 1901 para a Dominion Line, renomeado para Manxman. Afundou em 1919 durante uma viagem, não houve sobreviventes.

14 comentários:

Gabriel disse...

triste fim pro cufic =(

Taylor Moreira Silva disse...

E ae Alencar! Boa parte dos navios que tenho lido esse dias aqui, foram "desmantelado"... Como funciona isso?, ele era simplismente 'desomontado' e suas peças vendidas? Pelo motivo de estar velho, ou enferrujado, talvez eles nao poderiam mais fazer viagens, acredito eu. Parabens, os posts estão com grande sucesso!
Abraços!

Titanic Momentos disse...

Os navios desmantelados na época eram sucateados após o processo.
Raramente utilizava-se peças em outros navios.

Hoje é mais complicado um pouco, veja porque:
1 - http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=26256
2 - http://www.lustosa.net/noticias/31315.php

Raphael disse...

mto massa essa relação Alencar, vejo q mtos navios participaram da "Guerra de Bôer"
essa relação dos navios ta show, parabens pela pesquisa ^^

André disse...

O capitão Smith participou da guerra dos bôeres, ganhando importantes condecorações. Provavelmente ele esteve presente em um (ou todos) os navios dessa lista. Se quiser que eu deixe o e-mail coloco á disposição. Só confirmando que o espaço "URL" é destinado pra isso. (?)

Titanic Momentos disse...

O Capitão Smith começou na White Star em 1880, como 4º Oficial no Celtic.
Em 1887 recebeu o comando do Republic. Edward John Smith foi capitão dos seguintes navios:

Adriatic – Baltic – Coptic – Majestic – Olympic – Republic – Titanic

Temos o conhecimento que durante os 9 anos que ficou no comando do Majestic, o Capitão Smith realizou duas viagens no período da Guerra de Bôer, recebendo a "Transport Medal" e a "South African Medal" pelos serviços prestados. Por ser um comandante honorário da Royal Naval Reserve, Smith tinha a permissão de usar a Insígnia Azul nas embarcações mercantes.
Nesta foto, podemos ver Smith com suas duas medalhas conquistadas: http://www.webtitanic.net/Captain.gif

Mário disse...

interessante...

Luiz Felipe disse...

aprendemos no blog e nos comentarios kkkkkk

so tu msm capitão, tu eh 10!!!

bernardo disse...

sacanagem com o cufic, nem umzinho pra conta historia :(
legal a historia das medalhas do capitão


"aprendemos no blog e nos comentarios" - a + pura verdade kkkkkkkk

Andre disse...

Conhecer a historias desses navios é super interessante. A historia do CUFIC é muito interessante.

fabiana disse...

ta muito legal essa novidade no blog, parabens!

Andre disse...

Aleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


ta bom d+++++++++++++++++ os posts

=D

Luiz disse...

o titanic era um otimo navio era otimo eu lembro quando vi titanic!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AIR SUPPLY EVOLUTION STAR disse...

Essa do Cufic (que nominho, hein??) foi dura e triste msm, ngm soreviveu.
Ainda bem que o lindinho do of. Lowe não estava a bordo!! Ele se salvou no acidente do Titanic e ainda voltou com o bote pra buscar os que ficaram.