quinta-feira, março 19, 2009

NAVIOS DA WHITE STAR (1894)

Durante este mês, iremos colocar uma relação dos navios da White Star Line. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.


CEVIC
Construção: 1894
Toneladas: 8.301
Em 1914 foi convertido no cruzador HMS Queen Mary, na verdade era um disfarce para o inimigo alemão, a fim de proteger o verdadeiro cruzador HMS Queen Mary. Em 1916 foi convertido a petroleiro, com o nome de Bayol, renomeado em 1917 para Bayleaf. Vendido em 1920 para a Anglo-Saxon Petroleum Co., foi renomeado para Pyrula. Desmantelado em 1933, em Genoa.


GALLIC
Construção: 1894
Toneladas: 461
Foi comprado da Birkenhead Corporation pela White Star em 1907. Recebeu o nome de Gallic e junto com o Nomadic e Traffic ajudava no transporte de carga e passageiros no porto de Cherbourg. Foi desmantelado em 1913, em Mersey.


MERSEY
Construção: 1894
Toneladas: 1.820
Foi comprado em 1908 pela White Star Line, para ser um navio de treinamento na formação de Cadetes. Foi vendido em 1915 para a Transatlantic Motorship Co., vendido novamente em 1916 para a Norwegian Concern, renomeado para Christian Radich. Ocorreram mais duas vendas, uma em 1917 e outra em 1922. Foi desmantelado em 1923 no Reino Unido, com o nome de Dversgo.


PONTIC
Construção: 1894
Toneladas: 395
Navio de abastecimento de água e transporte de cargas em Liverpool. Vendido em 1919 para a Rea Towing Co., Liverpool. Foi desmantelado em 1930.

10 comentários:

Unknown disse...

Gostei do GALLIC =)

Unknown disse...

o MERSEY pra treinamento q legal =D
a white star era msm d+

Unknown disse...

q xique o navio de treinamento

essa WSL num era brincadeira nao kkkkkk

massa o Gallic!!!

Anônimo disse...

legal esse MERSEY ^^

Anônimo disse...

Parabéns Alê!!!!
mto legal a historia do GALLIC E MERSEY
:)

Taylor Moreira Silva disse...

E ae Capitão!
Muito show o post! Nossa, definitivamente, o Mersey é o irmão mais estranho da familia....rs Ele é bonito, diferente, e claro, era usado para treinamento, mas temos q conncordar q ele era bem diferente dos demais... E o Galic então? parece aquelas embarcações q cruzam os rios da amazonia...rsrs
Abraço Alencar!

Mário Monteiro disse...

parabéns capitão e o mes terminando e os navios chegando ao fim eheh

Unknown disse...

Aleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


ta bom d+++++++++++++++++ os posts

=D

Unknown disse...

o Gallic e o Mersey sao os mais interessantes hj
bjs!!!

TATY LOWE disse...

É vdd, o Taylor disse tudo! Mas a WSL acabou indo pro espaço com o acidente do Titanic e do Britannic, além do Sr. Ismay ter se exonerado da direção da mesma. Aliás, quase fundiu, pois conseguiu se unir à Cunard, que funciona até hoje, realizando serviços de bordo WS . Epa, esperem aí: Queen Mary não era um navio dessa Cunard???