segunda-feira, fevereiro 08, 2010

TITANIC A LENDA - NARRAÇÃO - PARTE I


Um dos documentários mais famosos sobre o RMS Titanic é com certeza o Titanic – A Lenda (Titanic: Birth of a Legend, produzida pela Discovery Channel em 2005). Portanto colocaremos aqui a narração deste documentário, em homenagem aos meus amigos e oficiais Aislan e Amaury, que são fãs de carteirinha. A narração será dividida em 6 partes. Você também poderá baixar o documentário que já está disponível na comunidade no Orkut. Boa leitura...

NARRADOR: As águas estão paradas, o estaleiro quase silencioso, mas há um século este local em Belfast, testemunhou a construção de uma lenda. Aqui nasceu o navio mais famoso que o mundo já viu – O Titanic.

Ele deveria ser colossal, magnífico, construído a altura da visão dos homens que o criaram. Homens motivados por uma ambição sem limites e uma convicção absoluta. A verdadeira e esquecida história do Titanic é a dos trabalhadores que fizeram o navio mais luxuoso do mundo com as próprias mãos. É uma historia de violência e drama político, de desesperado, tragédia e vergonha.

O Titanic após cinco anos de construção afundou em menos de 3 horas, 1500 pessoas morreram, entre elas alguns dos homens que ajudaram a dar vida ao navio. Esta é a historia desconhecida desses homens e de seu navio.

TITANIC - A LENDA....

O Titanic nasceu na grande era de navios de luxo, quando estaleiros e operários disputavam uma batalha feroz para ver quem construiria os maiores, mais forte e mais velozes navios. Grã Bretanha, Estados Unidos e Alemanha, travavam uma guerra pelos enormes lucros do transporte transatlânticos estavam em jogo o orgulho das nações e os dos operários. Nesta grande era cada novo navio levava um grupo de segurança, especialista selecionados para resolver problemas na primeira viagem. O Titanic não era diferente, quase 15.000 homens trabalhavam no estaleiro Harland & Wolff em Belfast. Ferreiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas e projetistas. Eles eram os melhores, os mais capazes, selecionados por todas as ilhas britânicas, tão bons quanto os melhores do mundo, 4.000 desses homens trabalhariam no Titanic e desses apenas 8 seriam escolhidos para a viagem inaugural, a jornada de uma vida.

A historia deles começa 5 anos antes em Londres. O local é a casa do irlandês William Pirrie. Presidente da empresa de fabricação de navios Harland & Wolff (Downshire House – Belgravia, Londres – 1907), naquela noite ele recebia outro magnata da navegação, Bruce Ismay presidente da companhia de navegação White Star Line e membro da sociedade Londrina. A Cunard concorrente da White Star havia acabado de lançar um navio mais veloz do mundo. Ismay estava determinado a não ficar para trás. O acordo foi fechado em Londres, mas o Titanic seria construído em Belfast, que era o centro industrial da Irlanda e contava com trabalhadores talentosos que haviam tornado a Harland & Wolff, a maior construtora de navios do mundo. Agora alguns deles estavam prestes a entrar para a história.

Archie Frost, 33 anos, recém promovido a capataz do setor de maquinas e Alfred Cunnincham, um novo aprendiz, o cargo mais baixo em uma empresa com 14.000 trabalhadores. Archie Frost também começará como aprendiz, ele sabia como o estaleiro funcionava, aos poucos ele foi sendo promovido, mas para chegar ao cargo de capataz, ele precisou esperar que o seu pai se aposentasse. O comando da companhia também era uma questão familiar. O chefe de projetos era o irmão da esposa de Pirrie, Alexander Carlisle, era uma relação no mínimo tensa. Thomas Andrews será sobrinho de Pirrie, muitos achavam que ele estava sendo preparado para assumir a empresa. Roderick Chisholm desenhista chefe. A determinação de Pirrie se refletia no estaleiro, sobre o comando de homens como Archie Frost. O novo trabalho pedia mudanças, antes de construir os navios gigantes, Pirrie precisava reformar totalmente o estaleiro. Novas rampas, novos pórticos, Pirrie estava fazendo historia, e para registrar isso ele contratou o melhor fotografo da Irlanda – Robert Welsh, que iria fotografar cada fase da construção do Titanic.


Continua...

3 comentários:

Unknown disse...

esse doc eh MARA *-*
adorei o texto

:)

Unknown disse...

ja vi o doc e eh show msm
mas vou ler a narração

Daniel JR disse...

eh um doc MARA que ja assisti
mto fodastico, parabens