terça-feira, abril 10, 2007

10 DE ABRIL DE 1912


7:30 - O Capitão Edward J. Smith sobe a bordo. O Oficial chefe Wilde entrega o relatório de navegação.

8:00 - Toda a tripulação é passada em revista. É realizado um exercício com os botes salva-vidas. Infelizmente isto é feito somente em dois botes, o nº. 11 e 15 de estibordo.

9:30 - 11:00 - Trens trazendo passageiros da segunda e terceira classe chegam e os passageiros começam a embarcar.

11:30 - Chegam os trens com os passageiros da primeira classe provenientes de Londres.

12:00 - Logo após o almoço, a poderosas sirenes do Titanic são acionadas, avisando de sua eminente partida. Todos que não fazem parte da tripulação nem dos passageiros começam a desembarcar. Muitos passageiros nesta fatídica viagem deveriam estar a bordo do Oceanic e do Adriatic, mas foram transferidos para o Titanic devido à greve dos carvoeiros.

12:15 - As âncoras são levantadas e o grande navio parte das docas com a ajuda de rebocadores. Destino Cherbourg, França, seguindo então para Queenstown, Irlanda, de onde prosseguiria para Nova Iorque, com data de chegada prevista para a quarta-feira da semana seguinte, 17 de Abril, pela manha. Durante a passagem corrente a baixo pelo rio Test, já sem ajuda dos rebocadores, o deslocamento de água casado pelo Titanic rompe as seis cordas de amarração do New York fazendo sua popa ir em direção do Titanic. Uma rápida ação de sua tripulação impede a colisão por apenas 1,2 m. Isto provoca um atraso de uma hora e junto com o incidente entre o Olympic e o Hawke indica a falta de familiaridades com navios deste tamanho por aqueles que o controlam.

13:00 - O Titanic reinicia sua viagem em direção a Cherbourg

16:00 - Barcos provenientes de Paris chegam a Cherbourg, onde é anunciado o atraso na chegada do navio.

17:30 - Finalmente o Titanic chega a Cherbourg, França, a apenas 38 km de distância através do Canal da Mancha. Os passageiros começam a ser embarcados nos barcos que os levarão ao Titanic.

18:30 - O Titanic ancora no porto de Cherbourg com todas as luzes acesas, 22 passageiros embarcados em Southampton terminam aqui sua viagem. Alguma carga também é desembarcada.

20:00 - No total 274 passageiros de Cherbourg já estão a bordo, e os barcos retornam para o porto.

20:30 - Titanic levanta âncora e parte para Queenstown, Irlanda, através do Canal da Mancha e ao redor da costa sul da Inglaterra, para pegar seus últimos passageiros.

Um comentário:

fernando disse...

eh
começa aqki a lendaria historia