quarta-feira, abril 04, 2007

CARTA DE ALFRED ROWE SERÁ LEILOADA


A carta do empresário britânico Alfred Rowe, 59 anos, estabelecido nos Estados Unidos que embarcou no Titanic e que foi testemunha de um incidente visto como uma premonição da catástrofe será leiloada em breve no Reino Unido, segundo Andrew Aldridge, da casa de leilões Henry Aldridge and Sons of Devizes, no condado de Wiltshire. A carta é única e a expectativa é de conseguir até 90 mil libras (cerca de R$ 365 mil) pelo manuscrito e outros documentos. As cartas de outros passageiros, comparou, descrevem sobretudo o luxo do transatlântico, que parecia um palácio flutuante, no entanto, a carta escrita por Alfred Rowe para sua mulher, Constance, tem um tom completamente diferente, informa hoje o jornal "The Times".

Alfred Rowe, que voltava para o seu rancho no Texas, confessou a sua mulher que teria preferido um navio menor, como o Mauretania ou o Lusitania. Ele conta sobre o efeito canal que o Titanic produziu no momento de zarpar rompendo as amarras do navio New York. Se não fosse por um rebocador que conseguiu segurar o New York, este teria feito um buraco no casco do Titanic, explica Rowe. Apesar da premonição, Rowe confessa apreciar as comodidades a bordo, como um "banho turco", que ajudou a curar um resfriado. Ao mesmo tempo, ele reclama que o navio é muito grande e é difícil se orientar a bordo.

A carta do empresário foi colocada no correio em Queenstown, cidade de Cork, na Irlanda, em 11 de abril de 1912, na sua última escala da viagem rumo à Nova Iorque. Três dias mais tarde, o navio bateu num iceberg e afundou. Rowe conseguiu nadar até um bloco de gelo, onde morreu congelado. O seu corpo foi resgatado pelo navio Mackay-Bennett e levado a Liverpool. A carta, que ocupa os dois lados de duas folhas, acaba de ser publicada pela primeira vez. Os descendentes do empresário decidiram pôr o documento à venda, com o diário de sua viúva e uma carta escrita a seu irmão.

Fonte: Site Bajoelagua

2 comentários:

Anônimo disse...

q fortuna pra uma carta
mto massa a noticia

Anônimo disse...

Aleeee


caro demaiss pra uma carta



;D



ta muito foda, esse blog



parabéns capitãooooooo