quarta-feira, abril 22, 2009

DESTINO DO TITANIC NAS MÃOS DE JUÍZA

Quase um século depois de o Titanic ter se chocado contra um iceberg no Atlântico Norte, uma juíza federal da Virgínia está inclinada a preservar a maior coleção de artefatos do navio e proteger o local onde ele afundou.

A juíza distrital Rebecca Beach Smith, uma magistrada marítima que considera os destroços um “tesouro internacional” deve decidir, em algumas semanas, que os itens recuperados devem ser mantidos juntos e acessíveis ao público. Isso iria garantir que as 5,9 mil peças de porcelana, acessórios do navio e itens pessoais não terminem na mão de colecionadores.



O julgamento também poderia encerrar a briga legal que começou quando um grupo de exploradores encontraram os destroços do navio mais famoso do mundo, em 1985. A empresa de resgate RMS Titanic Inc. quer que a corte lhe conceda propriedade limitada sobre os artefatos. Ao mesmo tempo, um grupo de advogados do governo ajuda a magistrada a formular a declaração para monitorar os destroços do Titanic.

Especialistas e advogados do governo dizem que o caráter sagrado do Titanic precisa ser protegido como um memorial às 1.522 pessoas que morreram quando ele afundou.

8 comentários:

André disse...

É realmente necessário que se tenha um controle da área onde jaz o Titanic para que profanos aventureiros de tesouros não se apoderem indiscriminadamente dos materiais ali contidos. Afinal, trata-se de solo (ou espaço marítimo) sagrado, pois é cenário de uma imprecionante e inesquecível tragédia.

Unknown disse...

tomara q essa juiza proteja o titanic desses ladrões de tumulos

Taylor Moreira Silva disse...

Concordo!!! Apesar do interesse que todos possuem acerca do navio e seus objetos, bem como tesouro e riquezas, acho que se esqueceram que ali, tambem é o "cemitério" das mais de 1500 pessoas que morreram no naufrágio. É o ser humano, mais uma vez, transbordando seus interesses financeiros, e esquecendo de que vidas se foram nesse triste fato. Aguardamos essa decisão!
Mas... Se bem que, encontrado, o relogio da grande escadaria poderia ficar lá em casa né?!...
kkkkk... Zuera!
Abraços Capitão!!!

Unknown disse...

Aew! O TITANIC merece proteção ^^

Rodrigo disse...

Tava mais do que na hora de alguém tomar partido nisto! Tomara que dê certo estes planos, afinal os artefatos do navio têm q ser reunidos e protegidos!!! MT BOM!

Mário Monteiro disse...

ainda bem que alguém vai fazer isso, acho essa guerra um absurdo. para mim a tutela do navio tem que ser protegida, penso que a Cunard uma vez que se fundiu a White Star tinha de ter tomado partido desde o inicio. alguem sabe da situação do Britannic?

Joao Paulo disse...

Na minha openiao aicho que se devia estudar para ver se da para Recuprar o Titanic por menos a proa por que aicho que ela com varios trabalhos devia ir la
seria a melhor coisa em que faziao
"salva-se o meio ambiente e o Titanic" por que sou um grande fan dele

Ah nao esquesemos se isso acontecese "salvar titanic" seria um grande susseso e por que existia 2 navios do tempo 1912 reparaveis "tou falar do nomadic"

Unknown disse...

Espero que ela tome a descisao certa para o navio