06h:00min
Diariamente abertura da piscina térmica, no convés F, somente para homens. Após as 9h:00min, para ambos os sexos. Atualizam-se os instrumentos de navegação. De madrugada, o capitão fez exercícios com o navio, avaliando sua capacidade de manobra.
08h:30min
Desjejum até 10h:30min. Os passageiros aproveitam o bom tempo para caminhar e conhecer o navio. Alguns da Primeira Classe descem ao tombadilho, mas não conversam com aqueles que viajam nos conveses inferiores, nada têm a dizer a pessoas de inferior condição. Eles freqüentam aquela área aberta aos pobres tão só para passear com seus cachorros.
10h:30min
Inspeção do capitão, acompanhado do engenheiro-chefe Joseph Bell, do comissário-chefe McElroy e do camareiro-chefe Latimer. Também inspecionam o navio Andrews e os técnicos do Guarantee Group. A tripulação cumprimenta o telegrafista Phillips, que está de aniversário. Simulada uma situação de emergência com um sinal de sino e o fechamento das portas estanques. Pouco depois, aproxima-se o navio-guia e transfere-se para bordo o prático do porro de Queenstown.
11h:30min
O navio lança âncora em Queenstown, a quatro quilômetros do porto. É a última escala antes da travessia oceânica. Ismay discute com o engenheiro Bell, quer sua anuência para que o navio, já na segunda-feira, empregue a velocidade máxima, de modo que possa chegar a Nova York na terça-feira, dia 16. Se a pressa se relaciona com o recorde da travessia, é um despropósito. A possibilidade de que o Titanic venha a superar a marca de 1909, pertencente ao Mauretania, da Cunard, é igual a zero.
12h:00min
Parte de Nova York o Carpathia, da Cunard, para Gibraltar.
12h:30min
Almoço até 14h:30min. As barcaças America e Ireland trazem sete passageiros da Segunda Classe e 113 da Terceira, além de 1.385 pacotes de correspondência postal. Desembarcam sete da Primeira Classe: o seminarista jesuíta Francis Browne e seis membros de uma família. Um fornalheiro, John Coffey, natural de Queenstown, esconde-se numa das barcaças e deserta do navio. Entre passageiros e tripulantes, encontram-se a bordo 2.227 pessoas. Jornalistas vêm conhecer o Titanic e um deles fotografa o Capitão Smith e o comissário McElroy. O convés A é visitado por comerciantes e Astor adquire para Madeleine uma jóia no valor de 800 libras. Quando os comerciantes se retiram, ocorre algo inusitado: um fornalheiro com o rosto negro de fuligem olha para eles da boca da quarta chaminé, que é falsa. Algumas mulheres interpretam a aparição como um mau presságio.
13h:15min
O seminarista Browne, na barcaça, tira uma fotografia do Capitão Smith debruçado na amurada da asa da ponte: é a última do comandante. Também são de Browne as raras fotos tiradas a bordo e a derradeira do navio. Na popa, o irlandês Eugene Daly, da Terceira Classe, despede-se de seu país tocando a canção Lamento de Erin em sua gaita de foles.
13h:30min
O Titanic levanta âncora rumo a Nova York e é seguido por um bando de gaivotas, atraídas por restos de comida despejados no mar pelos duros de esgoto. Minutos depois, breve parada para o transbordo do prático. Retomando o curso, passa tão perto de um pesqueiro francês que os pescadores são banhados pelas ondas do sulco da proa. Eles acenam e o navio responde com um apito. Nas horas seguintes, navegando a 19,5 nós, ultrapassará o cabo Kinsale e, a menos de dez quilômetros da costa, pelo canal São Jorge, será visto por inúmeras pessoas, imagem que jamais esquecerão. Inclina-se ligeiramente para bombordo, por obra da grande quantidade de carvão retirada do depósito de estibordo, na tentativa de apagar o incêndio. Comentários dos fornalheiros indicam que as mangueiras d'água têm pouca pressão.
18h:00min
Anunciada a janta.
20h:00min
Abertura do restaurante à la carte.
10 comentários:
Mais um dia na fatal história do navio...
Destaque para o aniversário de Phillips, mal imaginava o futuro se aproximando.
A fotografia de Edward smith é algo surpeendente... muito comovente.
Lindo post!
Felizes aqueles que desceram em Queenstown e sorte a nossa que o Francis Bronwe estava saindo com sua maquina fotografica cheia de fotos do navio.
Fico indignado com o capitão, o deposito em chamas ainda e ele não faz nada pra solucionar e nem houve punição pra White Star!!! =(
Que magnífico para os passageiros, acordar ... e tomar o primeiro café da manhã no transatlântico.
Deve ter sido um belo dia.
=))
Santo Padre Browne, graças a ele temos fotos dos interiores do navio.
que xique!!!
banho de piscina pra nos garotas depois das 9:00.
esses 7 dias seriam o verdadeiro PARAISO...
;)
o.O
qto detalhes!!! fico doido com isso!!!
Só ñ entendi o lance do fornalheiro. Ñ era pra ele ter aparecido ali? rs
Uma das passagens mais interessantes no filme de Cameron se dá justamente neste dia, quando a fala da personagem: "Agora não tínhamos mais nada, a não ser o Oceano a nossa frente"
Homem de sorte esse Coffey, rsrs
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com
Alexandre o fornalheiro apareceu de bico ali. kkkkkkkk
Parabéns Capitão por esse descrição passo a passo dos acontecimentos
Abração!!!
fiquei com uma questão agora, o Astor comprou por 800 libras uma jóia para Madeleine ou um laço de seda???
Mário,
Alguns tratam como "souvenir", outros como "jóia".
Se compararmos com os preços das passagens, o valor é referente a uma jóia (ou bijuteria fina) e não um laço de seda.
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