sexta-feira, março 19, 2010

NAVIOS DA WHITE STAR (1922-1923)

Durante este mês, iremos colocar o restante da relação dos navios da White Star Line. Para rever a relação dos navios da White Star (1863-1900) clique aqui. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.


DORIC
Construção: 1922
Toneladas: 16.484
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Doric 1883) sem o seqüencial 2. Construído pela Harland & Wolff para a White Star Line em 1922. Sua viagem inaugural foi em 8 de junho de 1923, com a rota Liverpool-Montreal. No início de 1933, foi usado para cruzeiros exclusivamente baseados fora de Liverpool. Após a fusão da Cunard Line com a White Star Line seu futuro a longo prazo foi incerto até 5 de setembro de 1935, quando colidiu com o SS Formigny, da French Chargeurs Reunis Line, nas proximidades de Cape Finisterre, Espanha. Após os reparos temporários, Doric retornou à Inglaterra, onde foi vistoriado e concluído que era uma perda total em termos de preço para a reparação. Em novembro de 1935, foi desmantelado em Portugal.


PITTSBURGH
Construção: 1922
Toneladas: 16.322
Foi originalmente construído exclusivamente para a American Line de Liverpool, pela Harland & Wolff, em Belfast, em 1913. Sua construção foi interrompida com a eclosão da Primeira Guerra Mundial e somente em 1922 é que o navio ficou concluído para o serviço de transporte de passageiros. Nesta época, a American Line foi comprada pela Red Star Line, que por sua vez, era agora uma parte da IMM. Como a IMM era proprietária da Red Star Line, bem como da White Star Line, foi decidido a transferência do navio Pittsburgh para a White Star, no momento de seu lançamento. Fez sua viagem inaugural de Liverpool para Boston em 6 de junho de 1922. A rota regular do navio Pittsburgh foi de Boston a partir de Hamburg e Bremen. Em novembro de 1922, foi responsável pelo salvamento da tripulação do navio de carga italiano Monte Grappa que naufragou na ocasião. Em janeiro de 1925, o Pittsburgh foi transferido para a Red Star Line e funcionou na rota Antwerp-Southampton-New York. Em fevereiro de 1926, foi renomeado Pennland. Em 1935, foi vendido para Arnold Bernstein de Hamburgo. Em 1940, foi convertido como navio de transporte de tropas e, em 1941, foi bombardeado e afundado durante um ataque aéreo alemão no Golfo de Saronic perto de Atenas.


ALBERTIC
Construção: 1923
Toneladas: 18.940
Construído pela North German Lloyd Line e originalmente chamado de Munique. Comprado pela Royal Mail Line, em 1923, recebeu o nome de Ohio. Foi adquirido como reparação de um navio de guerra, durante a Primeira Guerra Mundial. Renomeado de Albertic, quando comprado pela White Star Line, em 1927, para fazer a rota Liverpool-Canada. Em 1934, foi desmantelado no Japão.

2 comentários:

Daniel disse...

engraçado, o Pittsburgh ficou 3 anos na white star e ela nao mudou o nome dele
mto bom os topicos sob os navios, parabens capitão =)

Daniel disse...

esta relaçao é bacana d+
ficamos conhecendo um poukinho de cada naviu :)