Durante este mês, iremos colocar o restante da relação dos navios da White Star Line. Para rever a relação dos navios da White Star (1863-1900) clique aqui. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.
GEORGIC
Construção: 1931
Toneladas: 27.759
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Georgic 1895) sem o seqüencial 2. Georgic foi o último navio construído pela Harland & Wolff, em Belfast, para a White Star Line. Foi concluído em 1931, e sua viagem inaugural ocorreu em 25 de junho de 1932, na rota Liverpool-New York.
Em 1941, serviu como navio de transporte de tropas. Neste mesmo ano, enquanto rumava para Porto Tewfik no Golfo de Suez, com o comboio britânico que caçou e afundou o couraçado alemão Bismarck, o Georgic foi bombardeado por aviões alemães. Fora atingido duas vezes na região da popa do navio, o que ocasionou um incêndio eminente. O fogo atingiu o combustível e as munições destruindo toda a área de popa. A ordem foi dada para abandonar o navio e o semi-submerso Georgic foi deixado para queimar. Quase completamente destruído, afundou no caís. Após o fato ocorrido foi tomada a decisão de salvar o Georgic.
No mês seguinte, o Georgic foi resgatado, e dois meses depois de uma fundição temporária do casco, o mesmo foi rebocado para o Porto Sudan, onde foi feita as devidas condições para navegar. Um ano depois, chegou a Bombay, sob o seu próprio poder de navegação. Em Bombay ocorreu o final da reconstrução do casco. Em janeiro de 1943, Georgic saiu de Bombay rumo a Belfast, para a Harland & Wolff, para uma remodelação completa e final.
Quando todo o processo foi concluído em dezembro de 1944, o seu exterior tinha sido completamente redesenhado. A chaminé da frente e o mastro de popa haviam sido removido e o mastro de proa foi encurtado. Durante o último ano da Segunda Grande Guerra Mundial, o Georgic serviu novamente como um navio de transporte de tropas na Itália, no Oriente Médio e Índia. Seus serviços durante a guerra continuaram até 1948.
O Georgic voltou a transportar passageiros pela bandeira da Cunard-White Star. Sendo o último navio da White Star Line foi autorizado a fazer uso da flâmula da WSL. Foi desmantelado em 1961, após completar uma ilustre carreira durante a guerra.
Curiosidade: A quilha deste navio veio do cancelamento do navio RMS Oceanic, terceiro navio da companhia que teria o mesmo nome (Oceanic 1870, Oceanic 1899) sem o seqüencial 3. Infelizmente o projeto foi cancelado devido a problemas financeiros e a Harland and Wolff usou a quilha do navio na construção do RMS Georgic e do RMS Britannic (1930).
GEORGIC
Construção: 1931
Toneladas: 27.759
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Georgic 1895) sem o seqüencial 2. Georgic foi o último navio construído pela Harland & Wolff, em Belfast, para a White Star Line. Foi concluído em 1931, e sua viagem inaugural ocorreu em 25 de junho de 1932, na rota Liverpool-New York.
Em 1941, serviu como navio de transporte de tropas. Neste mesmo ano, enquanto rumava para Porto Tewfik no Golfo de Suez, com o comboio britânico que caçou e afundou o couraçado alemão Bismarck, o Georgic foi bombardeado por aviões alemães. Fora atingido duas vezes na região da popa do navio, o que ocasionou um incêndio eminente. O fogo atingiu o combustível e as munições destruindo toda a área de popa. A ordem foi dada para abandonar o navio e o semi-submerso Georgic foi deixado para queimar. Quase completamente destruído, afundou no caís. Após o fato ocorrido foi tomada a decisão de salvar o Georgic.
No mês seguinte, o Georgic foi resgatado, e dois meses depois de uma fundição temporária do casco, o mesmo foi rebocado para o Porto Sudan, onde foi feita as devidas condições para navegar. Um ano depois, chegou a Bombay, sob o seu próprio poder de navegação. Em Bombay ocorreu o final da reconstrução do casco. Em janeiro de 1943, Georgic saiu de Bombay rumo a Belfast, para a Harland & Wolff, para uma remodelação completa e final.
Quando todo o processo foi concluído em dezembro de 1944, o seu exterior tinha sido completamente redesenhado. A chaminé da frente e o mastro de popa haviam sido removido e o mastro de proa foi encurtado. Durante o último ano da Segunda Grande Guerra Mundial, o Georgic serviu novamente como um navio de transporte de tropas na Itália, no Oriente Médio e Índia. Seus serviços durante a guerra continuaram até 1948.
O Georgic voltou a transportar passageiros pela bandeira da Cunard-White Star. Sendo o último navio da White Star Line foi autorizado a fazer uso da flâmula da WSL. Foi desmantelado em 1961, após completar uma ilustre carreira durante a guerra.
Curiosidade: A quilha deste navio veio do cancelamento do navio RMS Oceanic, terceiro navio da companhia que teria o mesmo nome (Oceanic 1870, Oceanic 1899) sem o seqüencial 3. Infelizmente o projeto foi cancelado devido a problemas financeiros e a Harland and Wolff usou a quilha do navio na construção do RMS Georgic e do RMS Britannic (1930).
2 comentários:
PQP :S
sendo o ultimo poderiam ter feito ele de museu, bando de babacas
parabens capitao, lindo post final dos navios da wsl
Este navio, particularmente, me toca bastante, pois é uma linda história, mesmo sendo relativamente curta, mas é o último Star Liner do mundo, e tem uma foto colorida dele muito legal, que pena que foi desmantelado, eu gostaria muito de ter mais fontes para conhecer este navio por completo, quase nao encontro fotos dele, infelizmente, mas é um maravilhoso post Alencar, está de parabéns...
Postar um comentário