quinta-feira, março 25, 2010

O COMPORTAMENTO NO TITANIC E LUSITANIA


Os registros históricos sobre dois naufrágios acontecidos quase 100 anos, envolvendo os transatlânticos Titanic e Lusitania, ofereceram aos pesquisadores novas percepções sobre como funcionam o egoísmo e o altruísmo humanos. Em um dos navios, ao que parece, os homens pensaram apenas em si mesmos; no outro, muitos deles optaram por ajudar primeiro as mulheres e crianças. E o motivo para essa distinção nas reações foi um só, constataram os pesquisadores: o tempo.

O Lusitania afundou em cerca de 18 minutos, enquanto o Titanic resistiu à tona por quase três horas. As crianças e mulheres se saíram muito melhor, em termos de percentual de sobreviventes, no Titanic.

"Quando é preciso reagir de maneira muito, muito rápida, os instintos do ser humano costumam se afirmar com velocidade muito maior do que as normas sociais aprendidas", disse Benno Torgler, professor de Economia na Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, Austrália, e um dos autores do estudo, publicado na mais recente edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

"É um método muito bacana de conduzir uma experiência calma e controlada", ele afirmou. "Você está no navio, não pode ficar entrando e saindo. Estávamos em busca de naufrágios de características similares-estruturas semelhantes, índices de sobrevivência parecidos, e separados no tempo por no máximo dois anos".

Os dois transatlânticos atendiam perfeitamente bem a esses requisitos. A composição de suas tripulações e a distribuição social de seus passageiros era semelhante, e os naufrágios aconteceram há relativamente pouco tempo um do outro: o do Titanic em 1912, e o do Lusitania em 1915.

Para sua análise, os pesquisadores estudaram as listas de passageiros e de sobreviventes de ambos os navios, e também levaram em conta sexo, idade, classe em que os passageiros estavam embarcados, nacionalidade e relacionamentos familiares com outros passageiros. As diferenças começaram a emergir depois que eles realizaram uma análise mais detalhada nos índices de sobrevivência.

No Titanic, constatou o estudo, a probabilidade de sobrevivência das crianças era 14,8% superior à dos adultos, enquanto no Lusitania ela era 5,3% menor. E a probabilidade de sobrevivência das mulheres, no Titanic, era 53% superior à constatada entre os homens, enquanto no Lusitania era 1,1% inferior à deles.

A implicação desses números, diz Torgler, é a de que, no Titanic, os passageiros homens fizeram o máximo que podiam para ajudar as mulheres e crianças a escapar do desastre.

A pesquisa é inovadora, mas ainda assim deixa algumas questões importantes não respondidas, avaliou Benigno Aguirre, professor de sociologia na Universidade do Delaware e membro do Centro de Pesquisa de Desastres daquela instituição; Aguirre não participou do estudo conduzido por Torgler.

"A idéia que eles tentaram estudar é excelente - a influência do tempo nos índices de sobrevivência", disse Aguirre. "Minha única preocupação é que eles precisam retornar ao trabalho e considerar os comportamentos grupais, computando nessa observação os relacionamentos existentes dentro de cada um desses grupos".

Em estudo aceito para publicação pela revista Social Science Quarterly, Aguirre analisou os registros disponíveis sobre um incêndio mortífero em uma casa noturna de Rhode Island, Estados Unidos, em 2003. Ele constatou que as pessoas que estavam no local acompanhadas por amigos, parentes ou pelo menos colegas apresentavam probabilidade de sobrevivência inferior à das pessoas que estavam no local desacompanhadas.

Ainda que os pesquisadores dos naufrágios tenham considerado parentescos entre pais e filhos, Aguirre declarou que gostaria de ver uma análise mais aprofundada, que considerasse os relacionamentos de toda espécie entre os passageiros dos dois transatlânticos, incluindo parentesco, amizade, coleguismo de trabalho e conhecimentos casuais. Ele afirma que, em seus estudos, veio a constatar que em situações de vida ou morte, relacionamentos como esses podem fazer diferença crucial.

Enquanto isso, Torgler e seus colegas estão estudando as reações a desastres mais recentes - a saber, nos padrões de uso de mensagens de texto, incluindo as que foram enviadas por pessoas aprisionadas nas ruínas deixadas pelos ataques ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Nas mensagens de texto enviadas em situações extremas como aquela, disse Torgler, os sobreviventes aprisionados sob os escombros pareciam determinados a transmitir seu amor às pessoas de suas famílias, a tentar encontrar paz interior diante de dificuldades intransponíveis e a demonstrar sinais de fé em Deus. (Fonte: Terra)

Um comentário:

fe doidão disse...

o bando de babacas em vez de usar para o museu desmontam