sexta-feira, outubro 21, 2005

HÁ 92 ANOS AFUNDAVA O TITANIC

Na noite do dia 14 de abril de 1912, o Titanic da White Star Line, maior e mais luxuoso navio em sua época, chocou-se contra um iceberg próximo à costa canadense, em sua viagem inaugural de Southampton para New York. Considerado o mais seguro navio do mundo, o Titanic não sobreviveu à fenda em seu casco provocada pelo atrito com o gigantesco bloco de gelo, afundando quase duas horas depois. Morreram 1.517 passageiros e tripulantes, salvando-se 706.
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Mais famoso acidente na história das viagens marítimas, o afundamento do Titanic foi conseqüência de uma série de erros. Durante a viagem foi enviado ao capitão do navio, John Smith, diversos avisos sobre a existência de icebergs em sua rota, ignorados pelo comandante, que desejando estabelecer novo recorde de velocidade na travessia do Atlântico Norte. A falta de binóculos para os marinheiros da vigia também impediu que o iceberg fosse avistado a tempo. Outro fator que poderia ter evitado o afundamento do navio, uma vez que o choque com o bloco de gelo fosse inevitável, teria sido a decisão de sua tripulação de manter a proa rumo ao iceberg.
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Sendo o casco do Titanic dividido em 16 compartimentos independentes que se fechariam em caso de um rombo em sua estrutura, se o choque fosse frontal provavelmente dois ou três desses compartimentos teriam sido afetados. Com o choque lateral, o casco foi rasgado longitudinalmente e cinco desses compartimentos foram inundados, comprometendo mortalmente a estabilidade do navio. Ainda assim, haveria tempo hábil para salvar todos os seus ocupantes, não fosse à decisão de seus construtores de disponibilizar um número de botes salva-vidas suficiente para apenas metade da capacidade do navio (considerando o Titanic "inafundável", seus proprietários julgavam que um número maior de botes seria supérfluo e comprometeria a beleza e o conforto do barco).
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Os passageiros e tripulantes sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard Line (que possui o maior navio de passageiros da atualidade, o Queen Mary 2). A Cunard, anos mais tarde, absorveria sua concorrente White Star Line. A tragédia com o Titanic teve como conseqüência positiva a revisão das normas de segurança em viagens de navios. Hoje todos os navios de passageiros possuem botes suficientes para todos os seus ocupantes, e antes de cada viagem é feito um treinamento de evacuação em caso de acidente grave. Além disso, dispositivos como GPS, radares meteorológicos e sonares mantém a tripulação informada sobre obstáculos e más condições do tempo.
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FONTE: Reportagem Cruising On Line de 14/04/2004.

3 comentários:

Anônimo disse...

OI...nossa quem diria que um navio trilhado para o sucesso fosse ter o seu fim em uma gelada noite no meio do oceano...Essa triste história teve um lado bom...a revisão de normas de segurança...
Obrigada pelo comentário...
beijos...

Anônimo disse...

oi mto bom o post ,estou pensando seriamente em adiquirir direitos autorais dessa materia,pra plagea-la no meu flog
abraços
jesse

Felipe Araujo disse...

Desde então nenhum acidente do tipo envolvendo "iceberg" aconteceu novamente. Bom saber também sobre as "patrulhas de icebergs" criadas após o ocorrido para reforçar a segurança das navegações marítimas.