sexta-feira, maio 05, 2006

A FEROZ CONCORRÊNCIA ALEMÃ

Um cartaz da companhia Hamburg-Amerika homenageia o Deutschland, conhecido como o navio mais veloz do mundo.
-
Financiado com dólares americanos, o Titanic fora projetado e construído para devolver à White Star Line a supremacia frente à Cunad Line; porém, segundo as idéias de John Pierpont Morgan sobre o tráfico intercontinental, esse transatlântico seria também a base fundamental contra a dura concorrência alemã.
-
Dois anos depois da brilhante conquista do recorde de velocidade por parte do transatlântico Lucania, essa jóia da Cunard Line fora ofuscada e superada por um navio alemão.
-
Os alicerces da potência marítima britânica foram abalados em 1897 pelo Kaiser Wilhelm der Grosse, da Norddeutscher Lloyd de Bremen e, em 1900, pelo Deutschland, da Hamburg-Amerika Linie. Estreitamente ligado à exploração dos vários recursos dos territórios conquistados, o tráfico marítimo necessitava de rotas de comunicação cada vez mais velozes e eficazes, que diminuíssem a distância entre os continentes e aproximassem os diversos países de suas colônias. Assim sendo, o principal objetivo estratégico se concentrou na modernização e na contínua melhoria das frotas mercantes e de guerra. Por volta de 1880, a tonelagem da Marinha Britânica era superior à soma total da tonelagem do resto do mundo.
-
O Post de hoje é dedicado aos meus amigos
Daniel Dias e Vinicius Amstalden

2 comentários:

marlon disse...

quantas informaçoes né, mas vc hein acha cada coisa hehehe. gosto dessas historas, e gostei do navio tambem so achei as entradas de ar muito grandes heheheh, vai ver q o artista q pintou era moderno rsrssrsrr xau!!!

flavia disse...

concordu com o nosso amiguinhu acima, vc eh d+++++++
eh kda coisa que axa, hehehe.
bjs