sábado, maio 06, 2006

O DEUTSCHLAND

Considerado como um dos maiores navios do começo do século XX, o Deutschland foi a alternativa alemã encontrada para enfrentar os transatlânticos da White Star Line e da Cunard Line. Esse navio fora construído nos estaleiros Vulkan de Szczecin, com o objetivo de superar, em tamanho e velocidade, as embarcações britânicas. Tinha capacidade para transportar 1.280 passageiros: 700 na primeira classe, 300 na segunda e 280 na classe destinada aos emigrantes. Para obter a “Faixa Azul”, os projetistas elevaram ao máximo a capacidade de seu sistema de propulsão; assim, quando o navio navegava em grande velocidade, as vibrações faziam-no balançar excessivamente, o que gerava inúmeras reclamações por parte dos passageiros. Se levarmos em consideração os objetivos da companhia, tratava-se de um defeito considerável; porém, por outro lado, também era uma prova evidente do grande interesse das companhias em conquistar o recorde de velocidade a qualquer preço.
-
Em outros aspectos, foi um valioso transatlântico: seu perfil, realçado por uma proa reta e uma popa de linhas onduladas era muito elegante. Dispostas em pares separados, suas quatro chaminés lembravam o aspecto dos primeiros transatlânticos do Norddeutscher Lloyd. Cuidados especiais transformaram os conveses superiores em lugar ideal para longos passeios. Aos olhos dos passageiros que atravessariam o oceano a bordo do navio, o luxo e as comodidades completavam o quadro.
-
O Deutschland operou regularmente durante 11 anos, ligando Hamburgo, Plymouth e Nova York. Entretanto, abandonou as travessias por causa da concorrência, que já o havia superado, e devido ao excessivo balanço durante as viagens. Em 1911, mesmo ano do batismo do Titanic, o Deutschland foi reformado para operar como cruzeiro e passou a se chamar Victoria Louise. O problema da oscilação foi rapidamente solucionado, pois sua nova função não necessitava que os motores trabalhassem com potência máxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

um dos maiores do sec xx, show, mas o olympic e titanic derubaraum ele, hehehe
d+++++ o post como sempre.
eh kda koisa que vc arruma, nossa eh otimo.
bom fds pra vc.
bjs.