segunda-feira, abril 09, 2007

RODRIGO PILLER E SEU RELÓGIO - PARTE III

Titanic Momentos traz neste mês de abril em comemoração ao aniversário do naufrágio do RMS Titanic, o mais celebre navio da história da humanidade, outra entrevista com o nosso amigo e titânico Rodrigo Piller, que contará como foi o processo de criação do seu relógio. A entrevista foi dividida em 3 partes. Hoje colocamos a última parte. Esperamos novidades do artesão Rodrigo Piller. Espero que todos gostem da matéria. Abraços...
-

Foto: Rodrigo Piller e todos os seus trabalhos relacionados ao Titanic


Rodrigo Aparecido Piller
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4642700330529664710


Ficou uma droga! Fiz tudo de novo e novamente deu errado, ficou muito escuro. Tentei a terceira vez e dessa vez deu mais certo. Depois de dar a tonalidade de madeira e envernizar pela terceira vez passei mais uma mão de tinta marrom escuro e fui limpando o excesso com um pano, o resultado disso foi como se essa tinta fosse betume. Ela impregnou nas partes mais profundas dos entalhes e deu um aspecto de envelhecido ao relógio. Envernizei tudo novamente e somando-se todas as demãos de tinta que dei foram 15, pois errei muitas vezes e cada etapa exigia 4 ou 5 demãos.
-
O relógio ficou com 100 x 81 cm e deve pesar uns 12 kg. Conclui o trabalho em 31 de março de 2006 (exatamente 95 anos depois do lançamento do casco do navio ao mar, descobri isso escrevendo este texto).
-
Nem a modelagem, nem as molduras e nem a pintura ficaram como réplica idêntica, mas novamente repito que não sou especialista nisso e que fiz o que deu para ser feito tendo em vista os materiais alternativos que uso.
-
Usei:
* Madeira de pinus, cola quente e pregos para a estrutura
* Papel cartaz e cartolina para o revestimento da base do relógio
* Um relógio de parede (que desmontei e aproveitei o motor e ponteiros)
* Gesso para as molduras
* Papel paraná para as partes retas e para o círculo saliente do relógio
* Cola, maisena e vaselina para a massa de biscuit
* Um vidro para o visor do relógio
* Cola quente para unir as partes em papel
* Bastante tinta marrom, bege e verniz incolor (já que errei várias vezes)
* E mais cola para unir tudo...
-
O custo total disso foi de 68 reais. O relógio é junto com o relógio da suíte da Rose, com o navio, a cadeira e a coleção Titânica meus maiores xodós.
-
Espero que com esse e com outros depoimentos meus, vocês que tem vontade de arriscar a fazer algo se animem e partam para a luta, pois o ser humano é movido pela vontade. Vontade que se for colocada em prática é capaz de surpreender à todos...
-
Espero que tenham gostado e um grande abraço a todos os meus amigos Titanicmaníacos espalhados pelo Brasil afora...
-
Até mais.
-

Rodrigo Aparecido Piller

3 comentários:

Anônimo disse...

"faça valer a pena, m encontre no relógio"...

Anônimo disse...

esse kra eh o mestre

Anônimo disse...

Adoro esta frase, o resultado dela no filme é maravilhoso, e sempre que lembro do filme é a frase que vem a cabeça...