domingo, março 29, 2009

NAVIOS DA WHITE STAR (1900)

Durante este mês, iremos colocar uma relação dos navios da White Star Line. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.


CANOPIC
Construção: 1900
Toneladas: 12.268
O navio pertencia a Dominion Line com o nome de Commonwealth. Foi comprado pela White Star Line em 1903, renomeado para Canopic. Foi desmantelado em 1925, em Briton Ferry.


RUNIC
Construção: 1900
Toneladas: 12.482
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Runic 1889) sem o seqüencial 2. Foi requisitado durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1917-1919. Em 3 de novembro de 1920 colidiu com o HMS London. Foi vendido em 1930 para a companhia Christian Salveson Sevilla Whaling Co., convertido para navio baleeiro, recebeu o nome de New Sevilla. Foi torpedeado em 1940 por um submarino U-138 na costa irlandesa, matando duas pessoas.


SUEVIC
Construção: 1900
Toneladas: 12.531
Realizou sua primeira viagem em 1901, na rota Liverpool – Sydney, através do Cabo da Boa Esperança. Em 17/03/1907 encalhou em Stag Rock e quebrou-se em dois entre a ponte e o segundo mastro. Foi resgatado no mês seguinte e rebocado para Southampton. O navio ficaria fora de serviço por 18 meses. Foi construída uma peça de 64 metros para a junção das duas partes do Suevic, seria o primeiro processo de restauração deste tipo, nunca feito antes. Metade do navio foi renovada, mas sem condição excelente da proa e com os motores não danificados, o navio seria desfeito. Foi requisitado durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1917-1919. Em 02/02/1920 fez sua primeira viagem após-guerra na rota australiana. Vendido em 1928 para Finnvhal A/S, foi convertido em baleeiro, recebendo o nome de Skytteren. Em 01/04/1942 foi surpreendido pela marinha alemã como sendo um aliado da Inglaterra. Foi afundado fora dos limites de Maseskjaer - Suécia.


VADERLAND
Construção: 1900
Toneladas: 11.899
Irmã do Zeeland, pertencia a companhia Red Star Line, mas foi transferido em 1914 para o controle da White Star Line. Foi renomeado em 1915 para Southland e usado como navio de envio de tropas. Foi torpedeado pelo submarino alemão U-70, fora dos limites da Irlanda em 1917, matando 4 pessoas.

10 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante a história do SUEVIC, tentar emendar um navio e depois desmontar, muito legal mesmo.
Esses pequenos resumos sobre os navios da White Star Line estam enriquecendo os nossos conhecimentos.
Seu blog faz jus ser considerado o melhor do BRASIL!!!

Valeu Alencar!!! Grande Abraço!!! Parabéns!!!

Rodrigo Emtec disse...

porraaaaa meu, os submarinos não perdoavam msm os navios ¬¬

ZERO pros submarinos

DEZ pra tu e seu blog

Unknown disse...

o.O
caraca meu

isso com o suevic eh legal d+, uma empreitada e tanto, pena que deu errado no final

^^

Unknown disse...

essa serie de navios ta mto massa msm, aprendemos cada dia mais e como o cara disse ai em cima:

"" Seu blog faz jus ser considerado o melhor do BRASIL!!! ""

^^

Jeff disse...

so vou dizer isso pro meu amigo


É O MELHOR DO BRASIL!!!


VOCÊ É O CARA MEU IRMÃO!!!




Parabéns Alê e abril ta chegandoooooooo...


97 anos q o Titanic se foi



=(



Abração!!!



^^

Unknown disse...

desta relação de hj o suevic foi o mais curioso

bom domingo

bjs

Taylor Moreira Silva disse...

\o/ Aeeee!!! FInalmente chegamos aos navios de 1900... Falta pouco para falar do Titanic :)

Cada navio possue sua historia diferente e interessante. O Suevic entao, sem comentários....

É isso ae Capitão! Vamos seguir em frente!
abraços

Unknown disse...

o modo da ponte de comando do suevic deu um ar estranho no navio mas ja ta com a aparencia do futuro trio de navios da WSL

doidera d+ fazer a emenda no navio

o.O


mto legal essa sua disposição pra pesquisar, esse seu amor pelo que gosta

parabens!!!

Rodrigo disse...

Gostei da história do suevic... Muito bom.
Parabéns pelo post.

Milward disse...

Ótima matéria Capitão! Agora dá pra saber dos navios todos. Hehehehe... =DDD