Durante este mês, iremos colocar o restante da relação dos navios da White Star Line. Para rever a relação dos navios da White Star (1863-1900) clique aqui. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.
BALTIC
Construção: 1904
Toneladas: 23.876
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Baltic 1871) sem o seqüencial 2. Baltic foi construído em 1904, em Belfast pela Harland and Wolff para a White Star Line. Ele era um dos "Big Four" (Cedric, Celtic, Baltic, Adriatic). Seu nome original era Pacific, mas depois foi renomeado para Baltic antes da sua primeira viagem. Fez a rota Liverpool - New York. Tinha acomodações para 425 passageiros (1ª classe), 450 passageiros (2ª classe) e 2.000 passageiros (3ª classe). O Baltic desempenhou o papel de “navio resgate” mais de uma vez no oceano. Em 1909, resgatou sobreviventes após a colisão do Republic com o Florida. Em 1914, serviu como transporte de tropas na Primeira Guerra Mundial. Em 1929, resgatou a tripulação da escuna Northern Lights perto de Newfoundland. Fez sua última viagem de transatlânticos de passageiros em 1931 e foi desmantelado no Japão em 1933.
ADRIATIC
Construção: 1907
Toneladas: 24.541
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Adriatic 1872) sem o seqüencial 2. Construído em 1907 pela Harland & Wolff, era mais um dos “Big Four" (Cedric, Celtic, Baltic, Adriatic). A nova classe fora contruída entre 1901 e 1907. Foi considerado rápido em 1907, atravessando o Atlântico em nove dias, mas seu recorde durou pouco por causa do Mauritania e Lusitania, navios da Cunard Line. Foi o primeiro a ter piscina ou como diziam na época “banho de piscina”. A tragédia golpeou Adriatic em 11 de agosto de 1922. Enquanto no mar, houve uma explosão em um de seus depósitos de carvão matando cinco e ferindo quatro tripulantes. O Adriatic passou por uma série de mudanças alterando, como por exemplo, os números das acomodações. Inúmeros problemas mecânicos ocorreram com o navio no início dos anos 30 colocando-o fora de serviço. Chegou a um ponto onde o Adriatic estava custando mais dinheiro do que estava fazendo. Quando a fusão Cunard - White Star ocorreu em 1934, foi o primeiro a ser desativado. Foi desmantelado no Japão em 1935.
BALTIC
Construção: 1904
Toneladas: 23.876
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Baltic 1871) sem o seqüencial 2. Baltic foi construído em 1904, em Belfast pela Harland and Wolff para a White Star Line. Ele era um dos "Big Four" (Cedric, Celtic, Baltic, Adriatic). Seu nome original era Pacific, mas depois foi renomeado para Baltic antes da sua primeira viagem. Fez a rota Liverpool - New York. Tinha acomodações para 425 passageiros (1ª classe), 450 passageiros (2ª classe) e 2.000 passageiros (3ª classe). O Baltic desempenhou o papel de “navio resgate” mais de uma vez no oceano. Em 1909, resgatou sobreviventes após a colisão do Republic com o Florida. Em 1914, serviu como transporte de tropas na Primeira Guerra Mundial. Em 1929, resgatou a tripulação da escuna Northern Lights perto de Newfoundland. Fez sua última viagem de transatlânticos de passageiros em 1931 e foi desmantelado no Japão em 1933.
ADRIATIC
Construção: 1907
Toneladas: 24.541
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Adriatic 1872) sem o seqüencial 2. Construído em 1907 pela Harland & Wolff, era mais um dos “Big Four" (Cedric, Celtic, Baltic, Adriatic). A nova classe fora contruída entre 1901 e 1907. Foi considerado rápido em 1907, atravessando o Atlântico em nove dias, mas seu recorde durou pouco por causa do Mauritania e Lusitania, navios da Cunard Line. Foi o primeiro a ter piscina ou como diziam na época “banho de piscina”. A tragédia golpeou Adriatic em 11 de agosto de 1922. Enquanto no mar, houve uma explosão em um de seus depósitos de carvão matando cinco e ferindo quatro tripulantes. O Adriatic passou por uma série de mudanças alterando, como por exemplo, os números das acomodações. Inúmeros problemas mecânicos ocorreram com o navio no início dos anos 30 colocando-o fora de serviço. Chegou a um ponto onde o Adriatic estava custando mais dinheiro do que estava fazendo. Quando a fusão Cunard - White Star ocorreu em 1934, foi o primeiro a ser desativado. Foi desmantelado no Japão em 1935.
5 comentários:
legal saber que o Adriatic foi o primeiro a ter piscina. a white star parece que num dava sorte com a maior parte dos navios dela :(
infelizmente explosões em depósitos de carvão, incencidos a bordo, estavam entre as tragédias mais temidas a bordo de um navio.
ate parece o quarteto fantastico
“Big Four" (Cedric, Celtic, Baltic, Adriatic).
mto fodasticas esses resumos sobre os outros navios da wsl :)
parabens!!!!!!!!!
ADOOOOOOOORo as histórias dos navios... é sempre fascinante saber sobre eles e em muitos casos há uma tragédia,,, muito comum com os navios desta época... Abraço Amigo!
axei interessante a historia do adriatic
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