Durante este mês, iremos colocar o restante da relação dos navios da White Star Line. Para rever a relação dos navios da White Star (1863-1900) clique aqui. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.
TITANIC
Construção: 1912
Toneladas: 46.329
Foi construído em 1909 pelos estaleiros Harland & Wolff, em Belfast. Era o segundo da classe Olympic: Olympic, Titanic e Gigantic (renomeado Britannic após o desastre do Titanic). Foi construído para ter mais luxo e conforto do que a velocidade como um concorrente direto da Cunard Lines, na rota Liverpool-New York. Na noite de 14 de abril de 1912, enquanto fazia sua viagem inaugural, chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte cerca de 400 milhas a leste de Grand Banks. Afundou na madrugada do dia 15, levando consigo mais de 1500 passageiros e tripulantes. Isto marcou a maior perda de vidas em alto-mar em tempo de paz. ( Nota de observação: Os sites com relação de navios, colocam que o ano de construção do Titanic ocorreu em 1912, é um erro grave que não foi corrigido, pois todos sabem que 1912, ano da viagem inaugural e do naufrágio ).
CERAMIC
Construção: 1912
Toneladas: 18.495
Foi construído em 1912 pela Harland & Wolff, em Belfast in 1912. Após seu lançamento em 1913, começou com a rota da Austrália. Em 1914 serviu durante a Primeira Guerra Mundial, no transporte de tropas. Conseguiu realizar belas fugas de ataques de U-boats, como em maio de 1916 no Mediterrâneo, quando transportava 2.500 soldados. Após o término da guerra, voltou para a WSL na rota Liverpool-Sydney. Em 1939, foi requisitado para a tropa de soldados para a Austrália durante a Segunda Guerra Mundial. Em 06 de dezembro de 1942, o Ceramic foi atingido por 5 torpedos com intervalos regulares. Transportava no dia 200 soldados e 150 civis (incluindo crianças). O engenheiro Eric Munday foi levado a bordo do submarino U-515 como prisioneiro de guerra. O restante dos sobreviventes foram deixados para trás em alto-mar. Ninguém conhecia a história por trás do desaparecimento do Ceramic até a liberação de Munday
HOMERIC
Construção: 1913
Toneladas: 34.351
Homeric foi um dos três navios alemães reparados e adquiridos pela White Star nos anos de 1920. Lançado em 1913, pela Norddeutscher Lloyd's com o nome de Columbus, o navio não havia sido terminado durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1922 recebeu o nome de Homeric. A sua viagem inaugural de Southampton para Nova York, ocorreu em 15 de fevereiro de 1922. Por causa da sua baixa velocidade (18 nós), o Homeric estava longe de um parceiro ideal para o Olympic (21 nós) e Majestic (23 nós), mas logo desenvolveu uma reputação de ser extremamente estável em mar agitado. Em 1936 foi desmantelado em Inverkeithing.
TITANIC
Construção: 1912
Toneladas: 46.329
Foi construído em 1909 pelos estaleiros Harland & Wolff, em Belfast. Era o segundo da classe Olympic: Olympic, Titanic e Gigantic (renomeado Britannic após o desastre do Titanic). Foi construído para ter mais luxo e conforto do que a velocidade como um concorrente direto da Cunard Lines, na rota Liverpool-New York. Na noite de 14 de abril de 1912, enquanto fazia sua viagem inaugural, chocou-se contra um iceberg no Atlântico Norte cerca de 400 milhas a leste de Grand Banks. Afundou na madrugada do dia 15, levando consigo mais de 1500 passageiros e tripulantes. Isto marcou a maior perda de vidas em alto-mar em tempo de paz. ( Nota de observação: Os sites com relação de navios, colocam que o ano de construção do Titanic ocorreu em 1912, é um erro grave que não foi corrigido, pois todos sabem que 1912, ano da viagem inaugural e do naufrágio ).
CERAMIC
Construção: 1912
Toneladas: 18.495
Foi construído em 1912 pela Harland & Wolff, em Belfast in 1912. Após seu lançamento em 1913, começou com a rota da Austrália. Em 1914 serviu durante a Primeira Guerra Mundial, no transporte de tropas. Conseguiu realizar belas fugas de ataques de U-boats, como em maio de 1916 no Mediterrâneo, quando transportava 2.500 soldados. Após o término da guerra, voltou para a WSL na rota Liverpool-Sydney. Em 1939, foi requisitado para a tropa de soldados para a Austrália durante a Segunda Guerra Mundial. Em 06 de dezembro de 1942, o Ceramic foi atingido por 5 torpedos com intervalos regulares. Transportava no dia 200 soldados e 150 civis (incluindo crianças). O engenheiro Eric Munday foi levado a bordo do submarino U-515 como prisioneiro de guerra. O restante dos sobreviventes foram deixados para trás em alto-mar. Ninguém conhecia a história por trás do desaparecimento do Ceramic até a liberação de Munday
HOMERIC
Construção: 1913
Toneladas: 34.351
Homeric foi um dos três navios alemães reparados e adquiridos pela White Star nos anos de 1920. Lançado em 1913, pela Norddeutscher Lloyd's com o nome de Columbus, o navio não havia sido terminado durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1922 recebeu o nome de Homeric. A sua viagem inaugural de Southampton para Nova York, ocorreu em 15 de fevereiro de 1922. Por causa da sua baixa velocidade (18 nós), o Homeric estava longe de um parceiro ideal para o Olympic (21 nós) e Majestic (23 nós), mas logo desenvolveu uma reputação de ser extremamente estável em mar agitado. Em 1936 foi desmantelado em Inverkeithing.
2 comentários:
agora que percebi o erro na data de construção do Titanic, nunca tinha prestado atençao nissu :)
5 torpedos pra afundar o ceramic?????
poraaaaaaaaaaaaa issu eh que eh navio *-*
Postar um comentário