Durante este mês, iremos colocar o restante da relação dos navios da White Star Line. Para rever a relação dos navios da White Star (1863-1900) clique aqui. Apesar de poucas informações e em alguns casos a não existência de fotos, esperamos trazer em cada post, um pouco mais da história naval desta companhia.
CALGARIC
Construção: 1927
Toneladas: 16.063
Construído para a Pacific Steam Navigation Company em 15 de janeiro de 1918, recebeu o nome de Orca. Era pra ser um navio exclusivamente de carga, uma vez que não possuía acomodações para passageiros. Em 1921 foi remodelado como um navio de passageiros pela Harland & Wolff, em Belfast. Ficou concluído em dezembro de 1922. Em 1º de Janeiro de 1923, foi vendido para a Royal Mail Steam Packet Company, manteve o mesmo nome e executou a rota Hamburg-New York. Em 1927 foi vendido a White Star Line e renomeado Calgaric. Suas acomodações de passageiros foram alteradas para: 290 (1ª classe), 550 (2ª classe), 330 (3ª classe). Fez sua primeira viagem para a White Star Line, em 4 de maio de 1927, na rota Liverpool-Montreal. Em 1929, ela fez sua primeira viagem na rota Londres-Montreal. Em setembro de 1930, ficou em Milford Haven, como um vapor de reserva durante a guerra, mas nunca foi usado. Retornou ao serviço em 9 de junho de 1933, mas em 9 de setembro retornou novamente a Milford Haven. Em 1934, foi transferido para a Cunard-White Star Line, que rapidamente o vendeu. Foi desmantelado em 1935, em Rosyth.
LAURENTIC
Construção: 1927
Toneladas: 18.724
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Laurentic 1908) sem o seqüencial 2. Construído pela Harland & Wolff, em 1927, para executar a rota Liverpool-Quebec/Montreal. Em 1932, enquanto estava no Estreito de Belle Isle (Terra Nova), colidiu com o navio britânico Lurigethen. Em agosto de 1935, estava novamente envolvido em outra colisão, desta vez com o Star Napier da Blue Star Line, no mar da Irlanda. Houve a perda de seis vidas. Em 1939 foi requisitado como um cruzador mercante armado e acabou por ser afundado por um submarino alemão na Primeira Guerra Mundial, em 1940. A White Star Line teve dois navios nomeados Laurentic. Ironicamente, ambos foram torpedeados e afundados por submarinos alemães. Um na Primeira Guerra Mundial, o outro na Segunda Guerra Mundial.
BRITANNIC
Construção: 1930
Toneladas: 26.943
Terceiro navio da companhia a ter o mesmo nome (Britannic 1874, Britannic 1915) sem o seqüencial 3. Fez sua viagem inaugural com a rota Liverpool-Belfast-Glasgow-New York, em 28 de junho de 1930. Tornou-se parte da Cunard-White Star em 1934, mas continuou a exercer as cores da White Star e a carregar a flâmula da companhia até 1950. Junto com Georgic, foi transferido para a rota Londres-New York em 1935, e permaneceu assim, até o começo da Segunda Guerra Mundial. Serviu como navio de tropas durante a guerra, transportando 180.000 soldados e viajando com um total de 376.000 milhas. Retomou a rota Liverpool- New York em 1948, tornando-se um navio da Cunard. O Britannic foi o único navio a ser propriedade das três empresas: da White Star Line, da Cunard-White Star Line e da Cunard Line. Sua última viagem ocorreu em 25 de novembro de 1960, foi marcado pela escolta de fireboat. Foi desmantelado em 1960 na cidade de Inverkeithing.
Curiosidade: A quilha deste navio veio do cancelamento do navio RMS Oceanic, terceiro navio da companhia que teria o mesmo nome (Oceanic 1870, Oceanic 1899) sem o seqüencial 3. Infelizmente o projeto foi cancelado devido a problemas financeiros e a Harland and Wolff usou a quilha do navio na construção do RMS Britannic e do RMS Georgic (1931).
CALGARIC
Construção: 1927
Toneladas: 16.063
Construído para a Pacific Steam Navigation Company em 15 de janeiro de 1918, recebeu o nome de Orca. Era pra ser um navio exclusivamente de carga, uma vez que não possuía acomodações para passageiros. Em 1921 foi remodelado como um navio de passageiros pela Harland & Wolff, em Belfast. Ficou concluído em dezembro de 1922. Em 1º de Janeiro de 1923, foi vendido para a Royal Mail Steam Packet Company, manteve o mesmo nome e executou a rota Hamburg-New York. Em 1927 foi vendido a White Star Line e renomeado Calgaric. Suas acomodações de passageiros foram alteradas para: 290 (1ª classe), 550 (2ª classe), 330 (3ª classe). Fez sua primeira viagem para a White Star Line, em 4 de maio de 1927, na rota Liverpool-Montreal. Em 1929, ela fez sua primeira viagem na rota Londres-Montreal. Em setembro de 1930, ficou em Milford Haven, como um vapor de reserva durante a guerra, mas nunca foi usado. Retornou ao serviço em 9 de junho de 1933, mas em 9 de setembro retornou novamente a Milford Haven. Em 1934, foi transferido para a Cunard-White Star Line, que rapidamente o vendeu. Foi desmantelado em 1935, em Rosyth.
LAURENTIC
Construção: 1927
Toneladas: 18.724
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Laurentic 1908) sem o seqüencial 2. Construído pela Harland & Wolff, em 1927, para executar a rota Liverpool-Quebec/Montreal. Em 1932, enquanto estava no Estreito de Belle Isle (Terra Nova), colidiu com o navio britânico Lurigethen. Em agosto de 1935, estava novamente envolvido em outra colisão, desta vez com o Star Napier da Blue Star Line, no mar da Irlanda. Houve a perda de seis vidas. Em 1939 foi requisitado como um cruzador mercante armado e acabou por ser afundado por um submarino alemão na Primeira Guerra Mundial, em 1940. A White Star Line teve dois navios nomeados Laurentic. Ironicamente, ambos foram torpedeados e afundados por submarinos alemães. Um na Primeira Guerra Mundial, o outro na Segunda Guerra Mundial.
BRITANNIC
Construção: 1930
Toneladas: 26.943
Terceiro navio da companhia a ter o mesmo nome (Britannic 1874, Britannic 1915) sem o seqüencial 3. Fez sua viagem inaugural com a rota Liverpool-Belfast-Glasgow-New York, em 28 de junho de 1930. Tornou-se parte da Cunard-White Star em 1934, mas continuou a exercer as cores da White Star e a carregar a flâmula da companhia até 1950. Junto com Georgic, foi transferido para a rota Londres-New York em 1935, e permaneceu assim, até o começo da Segunda Guerra Mundial. Serviu como navio de tropas durante a guerra, transportando 180.000 soldados e viajando com um total de 376.000 milhas. Retomou a rota Liverpool- New York em 1948, tornando-se um navio da Cunard. O Britannic foi o único navio a ser propriedade das três empresas: da White Star Line, da Cunard-White Star Line e da Cunard Line. Sua última viagem ocorreu em 25 de novembro de 1960, foi marcado pela escolta de fireboat. Foi desmantelado em 1960 na cidade de Inverkeithing.
Curiosidade: A quilha deste navio veio do cancelamento do navio RMS Oceanic, terceiro navio da companhia que teria o mesmo nome (Oceanic 1870, Oceanic 1899) sem o seqüencial 3. Infelizmente o projeto foi cancelado devido a problemas financeiros e a Harland and Wolff usou a quilha do navio na construção do RMS Britannic e do RMS Georgic (1931).
6 comentários:
será que com a fusão da White Star com a Cunard só os navios white star é que sofreram e foram vendidos ou desmantelados? *_* adorei o post.
Nossa como esses navios rodaram, e sempre afundam ou são desmontados, eu acho triste, imagina ver o britannic por exemplo o Olympic ser desmontado, eu choraria.
o britanic foi desmanchado na mesma cidade que mandaram o olympic :((
cada navio e cada historia da withe star
cada navio cada historia
cada navio cada historia
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