terça-feira, outubro 25, 2005

COLISÃO NO ATLÂNTICO

Ao amanhecer do dia 23 de janeiro de 1909, a White Star foi obrigada a suportar um duro golpe. Uma dramática colisão havia ocorrido na névoa, a cerca de 70 milhas de Nantucket, envolvendo seu navio Republic e o Florida, do grupo Lloyd Italiano. Tratava-se da mesma zona onde, em 1956, naufragara o Andrea Daria, navio almirante da frota italiana.
-
Sob comando do capitão Sealby, o Republic percorria a rota Boston-Liverpool e levava quase 500 passageiros que haviam embarcado nos Estados Unidos. Comandado pelo capitão Ruspini, o navio italiano viajava em sentido contrário, procedente de Nápoles, com destino a Nova York, e levava a bordo 343 passageiros, quase todos imigrantes. Os dois navios fizeram todo o possível para evitar a colisão, mas o choque foi inevitável e a proa do navio italiano se despedaçou contra o lado de popa do costado esquerdo do navio inglês. O Republic foi o que mais sofreu, ao ponto de ver sua flutuação comprometida; de fato, apesar da tentativa do rebocador Gresham para levá-lo ao porto, o navio foi arrastado pelas ondas e afundou no oceano. De sua parte, apesar de ter sofrido grandes danos até o primeiro compartimento fechado, o Florida conseguiu prosseguir com seus próprios meios e, escoltado por um cruzeiro americano, alcançou o porto de Nova York. Levando-se em conta a gravidade do impacto, houve poucas vítimas fatais: duas no navio inglês e duas no italiano. O número foi baixo, graças ao rápido resgate que o capitão Ruspini organizou, apesar das adversas condições marítimas, e também porque, pela primeira vez na história da marinha mercante, o novo sistema de telegrafia sem fios fora utilizado.
-
Após a grave colisão, o Republic transmitira repetidamente o sinal de socorro: o sinal foi recebido pelo Baltic, outro navio da White Star, que chegou ao local do desastre ao entardecer, em tempo hábil para ajudar o capitão Ruspini a finalizar o salvamento. Os sobreviventes foram resgatados em plena noite, com o mar agitado.

2 comentários:

Anônimo disse...

OI...SEU BLOG ESTÁ CADA DIA MAIS INFORMATIVO...PARABÉNS PELO CONTEÚDO...LOGO SE VÊ QUE VOCê É UMA PESSOA CULTA...
OBRIGADA POR PASSAR NO MEU FLOG...
BEIJOS
LORENNA

Anônimo disse...

Como vai, sumido!!!
Não responde mesmo os meus e-mails.
Ta muito lindo o seu blog, bem melhor doque o outro.
Abraços e continue sempre assim.