segunda-feira, maio 29, 2006

GOYA - MAIS DE 6 MIL MORTOS

Entre os maiores desastres marinhos, o Goya é apontado por alguns especialistas como o campeão em mortes. Construído em Oslo, na Noruega, em 1942, esse cargueiro de 5,23 mil toneladas passou a ser utilizado pelos alemães para retirar refugiados do leste da Prússia. O Goya salvou pelo menos 20 mil vidas em quatro viagens do Báltico até a Alemanha.
-
O Goya não era um navio de passageiros, mas um cargueiro. Em 16 de abril de 1945, seus porões estavam abarrotados com cerca de 7 mil pessoas. Grande parte eram soldados derrotados do 35° Regimento de Tanques, destruído pela artilharia soviética. Outra parcela contava com refugiados civis, que certamente seriam mortos pela passagem do exército soviético.
-
Quatro minutos antes da meia-noite, a 80 quilômetros da Península de Hela, dois torpedos atingiram o Goya a meia-nau. O navio simplesmente partiu ao meio e afundou em 4 minutos. Mais uma vez, um submarino soviético, desta vez o L3 comandado pelo capitão Konovalov, acabava com a vida de milhares de pessoas que não representavam mais perigo aos Aliados. Algumas fontes registraram em 183 o número de sobreviventes, enquanto outras sugerem 334. De uma forma ou de outra, pelo menos 6.500 pessoas perderam a vida no naufrágio do Goya.

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conhecia essa história ......... interessante, infelizmente um grande número de pessas morreram, nem tiveram tempo para correr; só espero que o homem preste mais atenção no que faz. Abração

Anônimo disse...

nossa legal esse. pintado quase = ao olympic.
pela fotinha eh dificil defini ele.
bjx e uma otima semana.

Anônimo disse...

6.000 eh gente d+
q horor eh a guerra

Anônimo disse...

NOSSA!!
MUITO TRISTE...
QUE DESASTRE...
EU NÃO CONHECIA...
OBRIGADA POR SUA VISITA..
BEIJINHOS

Anônimo disse...

vi essa historia na revista hehehe, nao gostei muito das ilustraçoes dela, e tem muio pouca coisa sobre o titanic , mas ela é legal, xau!!!

Anônimo disse...

Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ....... Brasil acabo de fazer 6x0!!!!!!!!!!! ................. Hehehehehe ........ abração

julio disse...

Eu não acho que o goya foi o maior naufragio do mundo eu acho que foi o titanic e os seus irmão que são britannic,olympic e lusitania eu acho isso que o titanic é a maior tragédia que o mar fez

mpzq disse...

Eu não acho que o goya foi o maior naufragio do mundo eu acho que foi o titanic e os seus irmão que são britannic,olympic e lusitania eu acho isso que o titanic é a maior tragédia que o mar fez//o olympic não naufragou,foi o britannic.e o lusitania ñ era irmão do titanic,nen do olympic.

Bianca disse...

Mas Júlio, o Titanic não deixou tantas vítimas como o Goya deixou. 6.500 é muita coisa, muitas vidas perdidas.