NARRAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO - PARTE I
OS SEGREDOS DO TITANIC
(Secrets of the Titanic, 1986)
OS SEGREDOS DO TITANIC
(Secrets of the Titanic, 1986)
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NARRADOR: Tudo começou aqui, na Irlanda, no estaleiro Harland & Wolff de Belfast. Três mil homens iriam trabalhar aqui por mais de dois anos. Estavam construindo um monstro. O maior navio que o mundo já tinha visto.
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Na primavera de 1909, uma montanha de aço começou a se erguer contra o céu. O navio iria pesar 66 mil toneladas, seu casco poderia conter quatro quarteirões, cada uma de suas colossais maquina a vapor, era do tamanho de uma casa de três andares. As imensas dimensões destes objetos eram uma fonte de atração. Foi uma cena digna das viagens de Gulliver, quando vinte cavalos de tração foram necessários para puxar a ancora do navio pelas ruas de Belfast. Alguns observadores acharam este gigante ameaçador e escreveram sobre suas dimensões aterrorizantes. Mas seus pressentimentos ficaram aquém do resultado, pois o destino deste navio ainda fascina o mundo e seu nome é sinônimo de tragédia.
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Em 1910 o gigantesco navio sendo construído em Belfast, era a suprema maravilha num mundo acostumado a milagres. A cada dia parecia que alguma coisa maior e melhor era inventada.
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Nunca tanta gente havia sido tão próspera, nunca se deliciaram tanto em se exibir, por isto foi chamada de “Era Dourada”. Por esta época, os cavalos ainda eram usados como meio de transporte, mas as coisas estavam mudando rapidamente, graças a maquinas da nova era, tudo dos elásticos aos rádios, da lâmpada elétrica aos automóveis. Progresso e prosperidade, dinheiro e máquinas, quase tudo parecia possível, e muitas vezes era.
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31 de maio de 1911, o Royal Mail Ship Titanic, deslizava graciosamente para o porto de Belfast. Era o maior objeto móvel feito pelo homem. O Titanic foi projetado para o transporte dos passageiros ricos do Atlântico Norte, não era apenas o maior transatlântico, mais sem duvida o mais luxuoso. A bordo do Titanic era difícil lembrar-se que se estava em um navio. Anunciando as delicias que ele oferecia a White Star Line, chamava o Titanic de Palácio Flutuante. Seus construtores estavam tão confiantes que a viagem de teste durou apenas oito horas. Quase como uma reflexão posterior, dizia-se que ele era inafundavel.
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Em 10 de abril de 1912, a viagem inaugural do Titanic começou. Com suas criadas, seus criados, seus motoristas, e montanha de bagagem, os ricos viajavam num estilo quase desconhecido, hoje em dia. Numa época em que se idolatrada a riqueza. Os 325 passageiros da primeira classe formavam um grupo impressionante. O Titanic era como uma cápsula do tempo, carregada com os esplendores da “Era Dourada”.
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O Titanic partiu de Southampton ao meio-dia, esperava chegar a Nova Iorque em apenas sete dias, com 2.228 pessoas a bordo. A poucas fotos autenticas tiradas a bordo de sua Primeira e ultima viagem. Um sacerdote em férias o Padre Francis Browne, tirou estas comoventes fotos de seus companheiros de viagem, a maior parte deles em uma viagem para a eternidade.
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No dia seguinte o Titanic fez sua ultima parada, ancorando ao largo da Costa da Irlanda, em Queenstown. Aqui lanchas trouxeram para a bordo os últimos passageiros, em sua maioria imigrantes irlandeses em busca de novos lares na América. E ai, o afortunado Padre Browne desembarcou, tirando estas fotos na saída. O Padre Browne fotografou o Capitão Smith observando do alto da ponte do Titanic, equilibrando-se no linear do destino. Em seguida o Titanic navegou para a zona crepuscular da lenda, ele não pode mais ser fotografado outra vez por setenta e três anos, desaparecendo para sempre, ficando apenas na lembrança dos homens.
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Os acontecimentos das ultimas horas do Titanic, não se dissiparam com a passagem do tempo. A tragédia, a ironia e o puro terror ainda excitam a imaginação. Um filme inglês feito em 1929, foi um dos primeiros dos muitos sobre o Titanic. Apesar dos avisos transmitidos pelo rádio, o Titanic bateu contra um iceberg, seus botes salva-vidas era suficientes apenas para cerca de mil e duzentas pessoas, e nem mesmo este numero foi salvo.
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Versão Brasileira Vídeo Arte do Brasil.
Duração aproximada: 60 minutos.
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© 1986 NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY
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NARRADOR: Tudo começou aqui, na Irlanda, no estaleiro Harland & Wolff de Belfast. Três mil homens iriam trabalhar aqui por mais de dois anos. Estavam construindo um monstro. O maior navio que o mundo já tinha visto.
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Na primavera de 1909, uma montanha de aço começou a se erguer contra o céu. O navio iria pesar 66 mil toneladas, seu casco poderia conter quatro quarteirões, cada uma de suas colossais maquina a vapor, era do tamanho de uma casa de três andares. As imensas dimensões destes objetos eram uma fonte de atração. Foi uma cena digna das viagens de Gulliver, quando vinte cavalos de tração foram necessários para puxar a ancora do navio pelas ruas de Belfast. Alguns observadores acharam este gigante ameaçador e escreveram sobre suas dimensões aterrorizantes. Mas seus pressentimentos ficaram aquém do resultado, pois o destino deste navio ainda fascina o mundo e seu nome é sinônimo de tragédia.
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Em 1910 o gigantesco navio sendo construído em Belfast, era a suprema maravilha num mundo acostumado a milagres. A cada dia parecia que alguma coisa maior e melhor era inventada.
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Nunca tanta gente havia sido tão próspera, nunca se deliciaram tanto em se exibir, por isto foi chamada de “Era Dourada”. Por esta época, os cavalos ainda eram usados como meio de transporte, mas as coisas estavam mudando rapidamente, graças a maquinas da nova era, tudo dos elásticos aos rádios, da lâmpada elétrica aos automóveis. Progresso e prosperidade, dinheiro e máquinas, quase tudo parecia possível, e muitas vezes era.
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31 de maio de 1911, o Royal Mail Ship Titanic, deslizava graciosamente para o porto de Belfast. Era o maior objeto móvel feito pelo homem. O Titanic foi projetado para o transporte dos passageiros ricos do Atlântico Norte, não era apenas o maior transatlântico, mais sem duvida o mais luxuoso. A bordo do Titanic era difícil lembrar-se que se estava em um navio. Anunciando as delicias que ele oferecia a White Star Line, chamava o Titanic de Palácio Flutuante. Seus construtores estavam tão confiantes que a viagem de teste durou apenas oito horas. Quase como uma reflexão posterior, dizia-se que ele era inafundavel.
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Em 10 de abril de 1912, a viagem inaugural do Titanic começou. Com suas criadas, seus criados, seus motoristas, e montanha de bagagem, os ricos viajavam num estilo quase desconhecido, hoje em dia. Numa época em que se idolatrada a riqueza. Os 325 passageiros da primeira classe formavam um grupo impressionante. O Titanic era como uma cápsula do tempo, carregada com os esplendores da “Era Dourada”.
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O Titanic partiu de Southampton ao meio-dia, esperava chegar a Nova Iorque em apenas sete dias, com 2.228 pessoas a bordo. A poucas fotos autenticas tiradas a bordo de sua Primeira e ultima viagem. Um sacerdote em férias o Padre Francis Browne, tirou estas comoventes fotos de seus companheiros de viagem, a maior parte deles em uma viagem para a eternidade.
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No dia seguinte o Titanic fez sua ultima parada, ancorando ao largo da Costa da Irlanda, em Queenstown. Aqui lanchas trouxeram para a bordo os últimos passageiros, em sua maioria imigrantes irlandeses em busca de novos lares na América. E ai, o afortunado Padre Browne desembarcou, tirando estas fotos na saída. O Padre Browne fotografou o Capitão Smith observando do alto da ponte do Titanic, equilibrando-se no linear do destino. Em seguida o Titanic navegou para a zona crepuscular da lenda, ele não pode mais ser fotografado outra vez por setenta e três anos, desaparecendo para sempre, ficando apenas na lembrança dos homens.
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Os acontecimentos das ultimas horas do Titanic, não se dissiparam com a passagem do tempo. A tragédia, a ironia e o puro terror ainda excitam a imaginação. Um filme inglês feito em 1929, foi um dos primeiros dos muitos sobre o Titanic. Apesar dos avisos transmitidos pelo rádio, o Titanic bateu contra um iceberg, seus botes salva-vidas era suficientes apenas para cerca de mil e duzentas pessoas, e nem mesmo este numero foi salvo.
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Versão Brasileira Vídeo Arte do Brasil.
Duração aproximada: 60 minutos.
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© 1986 NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY
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(continua...)
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Dedico esta semana ao meu amigo Nando,
espero que goste da narração deste belíssimo documentário.
2 comentários:
oie, esse doc parece ser d+++++
quem eh esse Nando?!?!?!?!?!?
to com ciumes, 1 semana so pra ele... kd um post dedicado a minha pessoa, snif...snif....snif...
q linda musik
bjx
Boa tarde a todos....
Eu comprei este vídeo de uma locadora que estava fechando....
Infelizmente, como todos sabem os VHS estragavam muito mais fácil do que um DVD....
Eu tenho este vídeo em .avi, a imagem não esta 100% mas eu daria uns 98%....
Caso alguém queira, pode entrar em contato pelo email...
tantrasp@hotmail.com
abraço a todos....
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