sexta-feira, maio 12, 2006

OS SEGREDOS DO TITANIC - NARRAÇÃO - PARTE FINAL

NARRAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO - PARTE FINAL
OS SEGREDOS DO TITANIC
(Secrets of the Titanic, 1986)
-
NARRADOR: A tripulação do Alvin é cética a respeito de robôs em geral e de Jason em particular, mas Ballard ignora os problemas de hoje e planeja manda Jason lá embaixo no interior do Titanic no próximo mergulho. Em sucessivos mergulhos, câmeras especiais a bordo do Alvin atravessam a escuridão e revelam vistas aéreas dos escombros, pegando a parte de traz, passando sobre o compartimento de carga e guindastes, a área da ponte onde o pedestal do timão permanece solitário, o buraco onde a primeira chaminé esteve um dia, grande o suficiente para permitir a entrada de uma locomotiva. Agora na terceira submersão Alvin ancora na borda da grande escadaria do Titanic. Jason e lançado ao mar com Martin Baldwin no comando. Como um animalzinho amedrontado, Jason parece querer mergulhar de volta a sua garagem e ir para casa. Ganhando controle e confiança Martin manda Jason para baixo em direção à grande escadaria. Setenta e quatro anos tiveram o seu preço, é isto que a câmera de Jason vê isto é o que ela foi um dia. Aparentemente não a nada reconhecível aqui, entretanto pilares define uma sala. Um destes lustres ainda pende do teto suspenso tanto no tempo como no espaço.
-
O primoroso relógio ornamental foi consumindo pelo tempo, deixando apenas seu esboço na parede. Jason se choca com alguma coisa, causando uma avalanche de ferrugem, alarmados Ballard e Martin decidem-se retirar. Agora, a mais de 4.500 metros de profundidade Jason saúda seu criador, para o homem e a maquina é um momento de extraordinária vitória.
-
Em teste posterior, Jason desliza sobre os escombros como inquisitivo beija-flor, ele pode mover-se com mais segurança, mais rápido do que Alvin e chegar bem perto para captar pequenos detalhes.
-
Algumas partes do navio parecem quase novas, a pintura ainda adere a estes batentes das janelas, maçanetas e dobradiças ainda funcionam, e as impressionantes ancoras de aço ainda pende da proa do Titanic. Breve o trabalho de Ballard para a Marinha, poderá da origem a robôs tão sofisticados que tudo poderá ser visto e controlado da superfície, em algumas tarefas submarinas tripulados como Alvin poderão não ser mais necessários, o sucesso de Jason no Titanic é um passo importante para se alcançar este objetivo. Sucesso!!!
-
Em um mergulho espetacular Ballard e Martin conseguiram realizar todos os seus maiores objetivos. Agora por nove dias, o Atlantis II reunirá informações sobre o Titanic. Usando um grupo de instrumentos automáticos a cada noite, o Atlantis II tira cerca de cinqüenta e sete mil fotos do local do naufrágio.
-
Ballard e seu colega o Dr. Elisar, começam a esboçar o mapa detalhado dos restos do Titanic. Ele revela novas informações e as vezes contradiz relatos do desastre. Um aspecto notável, o barco naufragado esta dividido em duas partes principais, distantes cerca de 600 metros uma da outra. Isto confirma alguns testemunhos oculares de que o navio partiu-se em dois quando afundou, entre as duas partes a um vasto campo de destroços e espalhados por toda parte, objetos de uso cotidiano. Uma garrafa de champanhe ainda fechada e uma xícara pousada sobre uma caldeira de 57 toneladas aonde veio suavemente descansa há 74 anos atras, Ballard nada retirou do Titanic e havia prometido não mexer nos destroços, mas isto foi antes do Alvin, encontrar o cofre do comissário de bordo. A maçaneta gira, mais a porta não se abre. De qualquer maneira os peritos dizem que ele foi esvaziado pela tripulação antes que o Titanic afunda-se, enquanto o barco naufragado e explorado, a historia do Titanic e revivida e revisada para se adaptar as novas provas.
-

São 23:40 do dia 14 de abril de 1912, do posto de vigia um iceberg e identificado, logo a frente pelo marinheiro Frederick Fleet, imediatamente, Fleet toca um sino de alarme e chama a ponte, onde o Primeiro Oficial William Murdock ordena ao timoneiro firme a estibordo e as maquinas a toda força para traz. O Titanic roça o gelo possivelmente apenas amassando algumas chapas do casco, no entanto isto é suficiente para revelar ao capitão Eduard Smith que seu navio esta condenado. O Capitão Smith dirigi-se pessoalmente da ponte para a sala de radio, onde logo após a meia noite o primeiro chamado de socorro e enviado. O rádio esta ainda na sua infância e o novo sinal adotado S.O.S. é uma novidade para o operador Jack Phillips. Ordem são dadas para que mulheres e crianças embarquem nos botes salva-vidas, próximos os barcos alguns passageiros da primeira classe reúne-se no ginásio um deles é o multimilionário John Jacob Astor, em lua de mel prolongada com sua jovem segunda esposa Madeleine. A mulher de Astor embarca no salva vidas, aqui no lado esquerdo do Titanic, um oficial, no entanto não deixa Astor entrar no barco, e ele então com humildade, escolhe se posto de lado e morrer. Alguns já compreende que por força de leis inadequadas, a salva vidas apenas para metade das pessoas a bordo. Foguetes de socorro são disparados do lado direto da ponte.
-
Ao norte esta um navio, o vapor britânico Californian, seu capitão Stanley Lord é informado sobre os foguetes disparados pelo Titanic, mas nada faz, volta a dormir e passara o resto de sua vida tentando explicar-se. Muitos barcos salva-vidas continuam sendo baixado meio vazios, poucos compreende que o Titanic esta realmente afundando. Os pequenos guindastes que prende os salva-vidas ainda estão suspensos. Aqui na estação de barco numero dois onde o segundo oficial Lightoller esta no comando. Lightoller manda meia dúzia de tripulantes para abrir as portas e ajudar a encher os barcos dos convés inferiores, estes homens nunca mais foram vistos, mas o conjunto de portas ainda permanecem abertas. Aqui um pequeno guindaste torcido que uma vez prendeu o barco numero oito, e aqui também ficou um casal idoso e distinto o Sr. e Sra. Isadora Straus, tendo lhe sido oferecido o lugar em um dos barcos, o Sr. Straus, recusou, em seguida o Sra. Straus recusou-se a deixar o marido e assim eles pereceram juntos. Numa cabine individual de primeira classe, havia uma mulher muito rica que viajava só, ela tinha um caráter rígido e simples não precisava de assistência, entrou em um barco assumiu atrevidamente o comando e ficou conhecida desde então como a indestrutível Molly Brown.
-
E agora, finalmente, 1.500 pessoas começam a compreender que logo vão morrer. No entanto no convés perto da entrada para a grande escadaria, a banda continuava a tocar, ninguém pôde dizer mais tarde quais musicas haviam sido tocadas e todos os músicos se afogaram, mas a banda do Titanic e seu maestro Wallace Hartey tornaram-se heróis imortais desta tragédia no mar.
-
Poucos louvaram o capitão Smith que tinha ignorado muitos avisos quando navegou atrevidamente para dentro da historia. Ele afundou com o seu navio havendo duvidas sobre suas últimos palavras, para alguns ele disse a sua tripulação "sejam britânicos", para outros disse "cada um por si".
-
Quando a expedição do Titanic terminou Bob Ballard deixou atrás de si uma placa reverenciando aqueles que morrerão aqui.
-


O Titanic é um monumento
a mais de 4.500 metros
abaixo
da superfície do mar.


-
BALLARD:
É um monumento aquela época, aquele engano de arrogância e, uma coleção de objetos todos empacotados e, agora no fundo do oceano. Ele é um lugar muito calmo, um lugar muito quieto. Ele jaz ereto nas profundezas, nobre e em paz.
-
Versão Brasileira Vídeo Arte do Brasil.
Duração aproximada: 60 minutos.
-
© 1986 NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY
-

Esta semana foi dedicada ao meu amigo Nando,
espero que tenha gostado da narração deste belíssimo documentário.

5 comentários:

Anônimo disse...

legal esse post e todos os da serie
eu ja vi em video esse documentario, mto legal
abraços e parabens

Anônimo disse...

parabens pela semana
mto massa msm
bjs

Anônimo disse...

adoro ese documentario, pq pasa muitas imagens da época, e só a emoçao de estar lá pela primeira vez é realmente emocionante, gostei muito disso q vc fez!!!

Anônimo disse...

OI AMIGO..
PARABÉNS PELO BRILHANTE POST...
MUITO SENSÍVEL E TRISTE...
BEIJINHOS
TENHA UM EXCELENTE SÁBADO!!!

Anônimo disse...

NÃO ACHO O CALLIFORNIAN CULPADO.
OS JOVENS RADIO-OPERADORES DO TITANIC FORAM MUITO ARROGANTES...
DEUS SABE O QUE FAZ...
BEIJINHOS